Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo grupo de saúde em Portugal faz primeiro grande investimento “no divã”

A abertura de uma unidade de saúde mental e psiquiatria no seu hospital de Torres Vedras corporiza o primeiro investimento relevante da Unisana Hospitais, que reúne os ativos – cinco unidades hospitalares e clínicas – da “private equity” Atena e a 3T Portugal.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 07 de Maio de 2024 às 15:30

Mais de 2,25 milhões de pessoas em Portugal sofriam de uma perturbação de saúde mental em 2019, o que representa 22% da população, um valor superior à média de 16,7% da União Europeia, segundo o último estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em parceria como Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde.

 

Citando dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, o mesmo estudo, divulgado em dezembro passado, conclui, ainda relativamente à população portuguesa, que "os transtornos de ansiedade foram os mais prevalentes, afetando aproximadamente 9% da população, seguidos dos transtornos depressivos (6%) e dos relacionados com o consumo de álcool e drogas (4%)".

 

O perfil do país revela ainda que os serviços especializados para o tratamento dos transtornos mentais enfrentam dificuldades devido à "escassez de pessoal e à falta de critérios de referência padronizados", o que leva a longas listas de espera, preconizando que o Programa Nacional para a Saúde Mental deverá melhorar a disponibilidade dos serviços de saúde mental e atenuar as suas disparidades regionais nos próximos anos.

 

Ora, a Unisana Hospitais, a nova marca da "joint venture" entre a "private equity" Atena Equity Partners e a 3T Portugal, que reúne já cinco hospitais e clínicas, escolheu precisamente a área da saúde mental para realizar o seu primeiro relevante investimento sob a insígnia publicamente lançada há menos de dois meses.

 

"A Unisana Hospitais acaba de criar uma unidade especializada em saúde mental e psiquiatria", anuncia, esta terça-feira, 7 de maio, em comunicado.

 

Localizada no Unisana Hospital do Oeste Soerad, em Torres Vedras, a nova unidade conta com "uma equipa clínica de cerca de 20 médicos e profissionais de saúde, sendo uma das primeiras em Portugal focadas nesta especialidade", enfatiza.

 

O serviço de saúde mental e psiquiatria da Unisana Hospitais pretende tratar casos de depressão, ansiedade, "burnout", alcoolismo e outras adições.

 

"Para tal, conta com infraestruturas dedicadas, como consultórios, salas de terapia ocupacional e espaços de educação, de relaxamento, sala de convívio, bem como com 16 camas para situações de internamento", contabiliza a Unisana Hospitais.

 

Soerad foi o segundo hospital adquirido pela "joint venture" Atena/3T Portugal

 

"A abertura da unidade de saúde mental e psiquiatria em Torres Vedras representa o primeiro significativo investimento do grupo sob a marca Unisana Hospitais na saúde mental e demonstra a nossa continuada preocupação com as pessoas e a comunidade em que estamos inseridos", afirma Eduardo Moniz, CEO da Unisana Hospitais.

 

"O tema da saúde mental está na ordem do dia, pretendendo a Unisana, com esta unidade, contribuir para a solução. Investimos numa equipa e em instalações dedicadas, de forma a respondermos às necessidades dos doentes, em especial da região da Grande Lisboa e das zonas centro e sul do país", promete o mesmo gestor.

 

Depois da compra do Hospital Particular de Almada, no verão de 2021, foi no final do ano seguinte que o grupo adquiriu o entretanto redenominado Unisana Hospital do Oeste Soerad, unidade que detém duas dezenas de especialidades médico-cirúrgicas e serviços, entre os quais cirurgia, atendimento permanente 24 horas, internamento, consultas de especialidade, unidade de exames endoscópicos de gastro, imagiologia, medicina física e de reabilitação e cuidados continuados.

 

Este hospital de Torres Vedras conta com quatro salas de operação (mais uma de pequena cirurgia), 20 salas de consulta e 100 camas de internamento.

 

Unisana Hospitais faturou 26 milhões de euros em 2023

 

Entretanto, no outono passado, o grupo fechou a aquisição de duas clínicas em Santarém – a IMS (Instituto Médico Scalabitano) e a Dr. Ruy Puga – e a exploração do portuense Hospital da Lapa, neste caso em sociedade com a HLine e em parceria com a Venerável Irmandade da Nossa Senhora da Lapa.

 

No último ano, as unidades sob gestão do grupo Unisana Hospitais terão realizado cerca de 130 mil consultas, 362 mil exames e aproximadamente cinco mil cirurgias, registando uma faturação agregada superior a 26 milhões de euros, apresentando atualmente uma capacidade instalada de 10 salas de bloco operatório, 79 gabinetes de consulta e 173 camas de internamento.

 

De acordo com a "joint venture" Atena/3T, a equipa da Unisana Hospitais conta com a colaboração de mais de 360 médicos, além de enfermeiros e outros profissionais de saúde.

 

Ver comentários
Saber mais unisana hospitais atena equity partners 3t portugal saúde mental psiquiatria eduardo moniz Unisana Hospital do Oeste Soerad
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio