Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Continua a batalha comercial, depois de a UE ter proposto taxas de 25% em retaliação às tarifas sobre o aço e o alumínio dos EUA e Donald Trump ter ameaçado a China com novas taxas adicionais. Os investidores também estarão atentos aos discursos de responsáveis da Fed e BCE. Por cá, são conhecidos dados dos preços das casas,

08 de Abril de 2025 às 07:30
  • ...
Guerra de tarifas global continua 

A Comissão Europeia decidiu na segunda-feira propor a aplicação de tarifas de 25% sobre um conjunto de bens dos EUA em resposta às taxas sobre o alumínio e o aço impostas pela Administração Trump. A lista final de bens norte-americanos a taxar vai ser definida nos próximos dias e poderá começar a ser aplicada já em meados de maio. Já Donald Trump prometeu aplicar tarifas adicionais de 50% caso a China não retire as taxas retaliatórias de 34% até esta terça-feira, entrando em vigor no dia seguinte.                      

Balança comercial entre França e EUA 

O Presidente francês, Emmanuel Macron, foi dos primeiros líderes europeus a alertar para os efeitos da guerra comercial, tendo-se apressado a reunir com representantes das indústrias afetadas pelas medidas. Esta terça-feira os dados da balança comercial vão dar novos sinais sobre as relações entre França e EUA.

Responsáveis do BCE e Fed poderão falar sobre taxas 

Num momento em que os mercados estão extremamente voláteis, as atenções estão focadas numa eventual resposta por parte dos maiores bancos centrais. Os discursos desta terça-feira do vice-presidente do Banco Central Europeu, Luís de Guindos, e da presidente da Fed regional de São Francisco, Mary Daly,  poderão conter pistas sobre o rumo da política monetária, quando se perpetivam mais cortes das taxas de juro

Conhecidas as reservas de petróleo dos EUA  

Depois de o petróleo ter afundado para mínimos de quatro anos na segunda-feira, sob pressão dos receios sobre o crescimento económico no seguimento das tarifas da administração Trump, a associação comercial American Petroleum Institute (API) vai revelar os dados dos stocks de crude no país na semana passada. Amanhã será a vez de serem conhecidos os números oficiais da Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia), que divulga os níveis dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina.       

Terão os preços das casas abrandado em Portugal?  

O Eurostat publica o índice de preços da habitação e dados sobre vendas de casas na UE no quarto trimestre de 2024, depois de no trimestre anterior Portugal ter sido o país da Zona Euro onde os preços das casas mais subiram. O aumento foi de 3,7% face aos três meses anteriores, ficando bem acima dos 1,4% da média dos países da moeda única. O INE publica também o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio