Notícia
Novo Banco aprova injecção de 750 milhões pela Lone Star
A assembleia-geral do Novo Banco já aprovou o aumento de capital de 750 milhões a realizar pela Lone Star. Segue-se a venda da instituição ao investidor norte-americano.
O Novo Banco aprovou o aumento de capital de 750 milhões de euros a assegurar pela Lone Star e que dará à gestora norte-americana de "private equity" o controlo accionista da instituição. A decisão foi tomada em assembleia-geral realizada esta segunda-feira e onde esteve presente apenas o Fundo de Resolução, ainda accionista único do banco.
"O NOVO BANCO, S.A. informa sobre a realização hoje 16 de Outubro de 2017 da Assembleia Geral do Banco que deliberou a eliminação do valor nominal das acções do Novo Banco, passando o capital social deste a ser representado por acções sem valor nominal e deliberou um aumento de capital do Novo Banco, no valor de 750.000.000 euros, de 4.900.000.000 euros para 5.650.000.000 euros, mediante novas entradas em dinheiro a realizar nos próximos dias", refere o comunicado da instituição liderada por António Ramalho, publicado esta segunda-feira no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A aprovação desta operação era indispensável para que a Lone Star possa injectar a primeira tranche do aumento de capital de 1.000 milhões que lhe vai permitir passar a controlar 75% da instituição liderada por António Ramalho. Para já, o investidor norte-americano avança com uma fatia de 750 milhões de euros. Até ao final do ano, serão injectados mais 250 milhões, num total de 1.000 milhões.
(Notícia actualizada às 20:05)