Notícia
DBRS admite melhorar “rating” do Novo Banco
O Novo Banco continua a ter uma notação financeira de “lixo” para o DBRS, mas a agência admite elevar o “rating” da instituição liderada por António Ramalho.
A DBRS tem um "rating" de "CCC" para o Novo Banco, o mesmo é dizer que a qualidade de investimento é "muito especulativa", ou seja, está a vários degraus abaixo do nível que é considerado "lixo". Mas a perspectiva foi colocada sob revisão, com "implicações positivas", o que significa que a agência canadiana admite aumentar a notação de rating da instituição financeira.
"A revisão vai focar-se no impacto de qualquer alteração potencial nos fundamentais e na estratégia do banco, como resultado da venda à Lone Star, incluindo a injecção de capital planeada no valor de 750 milhões de euros", explica a agência numa nota publicada esta terça-feira, 17 de Outubro.
A DBRS vai agora fazer uma análise à compra por parte da Lone Star e "as suas potenciais implicações para a marca, a rentabilidade, o financiamento e o capital do Novo Banco", adianta.
A agência explica que um factor determinante será "o impacto na qualidade de activos do banco" numa eventual necessidade de injecção de capital, através do Fundo de Resolução.