Notícia
Morreu Rui Semedo, presidente do Banco Popular Portugal
Rui Semedo, que liderava o Banco Popular em Portugal, morreu esta sexta-feira, 3 de Julho. Banco de Portugal lamentou morte de Rui Semedo realçando a "prestigiante carreira profissional".
Rui Semedo morreu, aos 57 anos, esta sexta-feira, 3 de Julho, de doença. Era o presidente do conselho de administração do Banco Popular em Portugal.
Nascido a 21 de Abril de 1958, em Elvas, e depois de se formar em Economia, esteve quase sempre ligado à banca. A passagem pelo ministério da Administração Interna em 1981 marca o início da sua carreira. Mas depressa foi para a banca, para o Banco Pinto & Sotto Mayor, onde ficou até 1987.
De acordo com o currículo disponível na AESE, escola de negócios, Rui Semedo trabalho no grupo BCP até 2003, passando pelas várias áreas de negócio.
Antes de ingressar no Banco Popular, Rui Semedo ainda trabalhou no Barclays Portugal e Espanha. Lugar que lhe valeu a entrada no Popular, onde chegou em 2008 à presidência.
Este ano tinha-lhe sido renovado o mandato para o triénio 2015-2018. Recebeu luz-verde do BCE, que detém a supervisão da banca europeia, em Junho.
O Banco de Portugal lamentou a morte de Rui Semedo. Numa nota enviada à agência Lusa, o governador e os membros do conselho de administração do Banco de Portugal destacam a "prestigiante carreira profissional" de Rui Semedo "no sector financeiro" e expressam à família de Rui Semedo "o seu mais profundo pesar".
(Notícia actualizada às 21h00 com nota do Banco de Portugal)