Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s mantém "rating" do BCP no quarto nível de "lixo"

A agência de notação financeira reafirmou em B1 a classificação da dívida de longo prazo do BCP, depois de melhorar o seu perfil de crédito individual.

14 de Junho de 2016 às 17:57
  • 11
  • ...

A Moody’s manteve o "rating" da dívida de longo prazo do banco liderado por Nuno Amado, em B1, que corresponde ao quarto nível do chamado "lixo" – já que recai na categoria de investimento especulativo.


A decisão foi tomada na sequência da melhoria do perfil de crédito individual do banco [Baseline Credit Assessment], de caa1 para b3 – ou seja, do sétimo para o sexto nível de "junk" - refere a agência num relatório publicado esta terça-feira, 14 de Junho.

O "upgrade" do perfil de crédito individual do BCP "reflecte a melhoria do desempenho financeiro do banco face aos anteriores níveis bastante fracos, nomeadamente em termos de rentabilidade e de capital", sublinha a agência.


"A Moody’s vê que o banco continua a apresentar uma modesta capacidade de absorção de riscos, mas a probabilidade de precisar de ajuda externa para se recapitalizar diminuiu devido ao perfil de crédito – ainda débil mas a melhorar", acrescenta.

Já o reafirmar da classificação dos depósitos de longo prazo e da dívida sénior do banco reflecte, segundo a Moody’s, a melhoria do perfil de crédito individual e a análise ao grau de perda em caso de incumprimento (Loss Given Failure – LGF) depois de incorporada a estrutura do balanço do banco no final de 2015 e o seu programa de financiamento de curto prazo.

O LGF, note-se, analisa o impacto do incumprimento de um banco sobre as perdas previstas em cada categoria de credores em resposta às diferentes formas de uma eventual resolução, aos graus de prejuízo e à estrutura do passivo.

A agência sublinha que as decisões agora tomadas não incorporam o impacto de uma potencial aquisição do Novo Banco, no qual o BCP deu publicamente a conhecer que está interessado.

A Moody’s salienta que, actualmente, o BCP não tem permissão para fazer qualquer aquisição e que a Comissão Europeia tem de levantar esta proibição antes de o banco apresentar formalmente uma oferta sobre o Novo Banco.


"No caso de o BCP acabar por obter todas as autorizações necessárias e lançar uma oferta formal de compra sobre o Novo Banco, a Moody’s avaliará as implicações de uma tal transacção no perfil de crédito do BCP", refere a agência no seu relatório.


(notícia actualizada às 18:28)

Ver comentários
Saber mais Nuno Amado BCP rating Moody's
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio