Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s melhora perspetiva do rating dos depósitos de longo prazo da Caixa

Agência de notação financeira avisa para um aumento moderado do crédito malparado mas considera que o perfil de crédito do banco público não deverá ser afetado.

A Caixa Geral de Depósitos vai entregar dividendos de 200 milhões de euros ao Estado.
Miguel Baltazar
13 de Janeiro de 2023 às 16:33
  • 2
  • ...
A Moody’s melhorou a perspetiva do rating dos depósitos a prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), de estável para positiva, mantendo a nota em Baa2/Prime-2.

A agência também não alterou a avaliação da dívida sénior de longo prazo sem garantia, que permanece em Baa2. O "outlook" continua estável.

A decisão "reflete a expectativa de que o fortalecimento gradual do perfil de crédito da CGD, principalmente em termos de risco de ativos, capital e rentabilidade, seja sustentado ao longo do horizonte".

A casa de notação financeira avisa prevê no entanto "um aumento moderado nos empréstimos problemáticos dado o atual contexto económico instável e a pressão da inflação sobre o poder de compra das famílias e as margens das empresas".

No documento, a Moody’s escreve que se esse contexto não piorar mais do que o previsto, o perfil de crédito da CGD não deverá ser penalizado, "o que sustenta a perspetiva positiva dos ratings de depósitos de longo prazo".

Os responsáveis da Moody’s acrescentam que "a qualidade dos ativos da CGD melhorou significativamente nos últimos anos" e que "apesar dos desafios decorrentes da pandemia, a Caixa Geral de Depósitos tem conseguido reduzir o stock de crédito malparado ao longo dos últimos anos", tendo o rácio de NPL (sigla para a expressão inglesa "Non-Pergforming Loans") diminuído de 4,1% no final de 2021 para 3,8% no final de junho do ano passado.

Sublinhando "o forte esforço de provisionamento do banco desde o início de 2020" que permitiu melhorar o índice de cobertura de NPL, a agência espera no entanto "uma deterioração moderada nas métricas de qualidade de ativos do banco como resultado de crescimento económico moderado, ii) aumento das taxas de juros e pressões da inflação". Apesar disso, continua a Mooidy’s, "a forte cobertura de créditos problemáticos permitirá ao banco absorver a deterioração sem um impacto significativo no perfil de crédito".

A melhoria da perspetiva "também reflete os elevados níveis de capital da CGD, apesar dos dividendos pagos" ao Estado em 2022. A Moody's espera que a retoma da distribuição de dividendos tenha um impacto limitado nos índices de capital do banco, "que continuarão acima dos índices dos pares".
Ver comentários
Saber mais NPL Moody’s Caixa Geral de Depósitos CGD rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio