Notícia
Montepio vende carteira de mais de mil imóveis
Carteira de imóveis tem um valor contabilístico de 102 milhões de euros. Valor do encaixe não foi revelado.
O Banco Montepio anunciou esta terça-feira que concretizou a venda de uma carita de ativos imobiliários, composta por mais de mil imóveis e que tinha um valor contabilístico de 102 milhões de euros.
Sem revelar o valor do encaixe, o Montepio diz em comunicado que "alienou uma carteira de ativos imobiliários, designada por "BRICK", à empresa Façanha Cristalina, S.A., empresa portuguesa integralmente detida por um consórcio de investidores estrangeiros, que reforçaram o seu posicionamento no mercado português".
Esta carteira, com um valor bruto contabilístico de 102 milhões de euros, é composta por 1062 imóveis, "com uso predominantemente residencial, dispersos pelo território português".
Os bancos portugueses têm recorrido à venda de carteiras de imóveis, de modo a reduzir o risco do seu balanço, sendo que os ativos são habitualmente alienados com um forte desconto face ao valor contabilístico.
"A concretização desta operação materializa a estratégia do Banco Montepio de contínua redução de ativos não estratégicos e do reforço do foco no negócio bancário", refere o comunicado.