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Montepio e IBM fazem parceria para acelerar transformação digital
Os clientes que ligarem para o Montepio vão, em breve, ser atendidos pela M.A.R.I.A, uma assistente virtual preparada para responder a todas as questões.
A IBM juntou-se ao Montepio para ajudar o banco a acelerar a transformação digital. Uma aposta na inteligência artifical que vai permitir que os clientes sejam atentidos por uma nova "colaboradora" da instituição financeira: a assistente virtual M.A.R.I.A..
"O Banco Montepio e a IBM estabeleceram uma parceria para otimizar a experiência dos clientes e colaboradores do Banco, através da implementação de iniciativas de Inteligência Artificial (IA) e de Robotic Process Automation (RPA)", refere um comunicado divulgado pelo banco esta terça-feira, 3 de março.
De acordo com o Montepio, esta colaboração será feita ao nível da transformação digital do banco, otimização da experiência do cliente e da inovação nos processos e modelo de negócio através de Inteligência Artificial e implementação de tecnologia cognitiva, "para acelerar a estratégia de inovação do Banco Montepio".
"Estar cada vez mais próximo do cliente e oferecer-lhe um serviço relevante e de qualidade em cada interação é um grande objetivo do Banco Montepio. Por outro lado, garantir que as nossas pessoas se sentem realizadas pelo desafio de um trabalho diário de maior valor acrescentado e pela melhoria da eficiência dos nossos processos é outro grande objetivo. Por isso, decidimos acelerar a nossa Transformação Digital recorrendo à tecnologia da IBM, de modo a melhorar a satisfação dos nossos clientes e das nossas pessoas", afirma Pedro Leitão, presidente executivo do Montepio, no comunicado.
A introdução desta tecnologia vai permitir que, em breve, quando um cliente ligar para o Montepio, seja atendido pela M.A.R.I.A. (Montepio’s Automated Real-time Interaction Assistant), "uma agente virtual com inteligência artificial que visa revolucionar o atendimento ao cliente", explica o banco liderado por Pedro Leitão.
Esta assistente, treinada com base em conhecimento da indústria e do setor, "está preparada para responder às perguntas mais frequentes e às necessidades dos clientes o mais rápido possível", nota ainda o Montepio, explicando que poderá participar num diálogo utilizando uma linguagem natural, tendo a capacidade de lidar com vários tópicos simultaneamente, reconhecendo a forma como as pessoas falam e adequando o tipo de resposta.
Como resultado, é possível criar conversas virtuais que atendam aos requisitos do cliente sem precisar de recorrer a um operador humano, melhorando a resolução no primeiro contacto.
A aposta do Montepio na transformação digital é um dos primeiros passos de Pedro Leitão enquanto CEO do banco detido pela Associação Mutualista Montepio Geral. O gestor foi nomeado presidente executivo do banco no arranque do ano. Antes, ocupou o cargo de "chief digital officer" do Banco Atlântico Europa. Ou seja, era responsável por liderar a transformação digital do banco, pela estratégia de "marketing", mas também por ajudar na implementação de projetos ligados à tecnologia.