Notícia
Montepio cumpre rácios mínimos definidos pelo Banco de Portugal
A instituição financeira tem ressalvado a sua "sólida" situação de capital num momento em que se sabe que a sua accionista única, a Montepio Geral – Associação Mutualista, está disponível para vender parte do capital.
O Montepio defende que a situação de capital no final do terceiro trimestre do ano passado permitia cumprir os requisitos exigidos pelo Banco de Portugal no âmbito da avaliação individual que faz à caixa económica.
"Os rácios de fundos próprios reportados a 30 de Setembro de 2017 pela CEMG encontram -se acima dos novos níveis prudenciais exigidos", assinala o comunicado da entidade presidida por José Félix Morgado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira, 10 de Janeiro.
O rácio Common Equity Tier 1, que mede o peso do melhor capital da instituição, situava-se, em Setembro, em 13%, incorporando já os resultados obtidos naquele ano. O rácio CET1 sobe para 13,5% se for incluído o resultado da adesão ao regime dos impostos diferidos, que beneficia o capital. Em Julho de 2018, o Montepio tem de apresentar um rácio CET 1 de 9,4%, o que é conseguido.
Por sua vez, o rácio total, que já incorpora dívida emitida pela instituição financeira, é de 13,2%, ou 13,7% com a adesão ao regime dos impostos diferidos. Aqui, a folga é menor: o requisito mínimo é de 12,9%, segundo divulgado pela caixa económica.
Estes rácios incorporam o pilar 1, que é o mínimo de capital que a entidade deve dispor, o pilar 2, que depende da avaliação individual a cada instituição, designado de SREP – "supervisory review and evaluation process" –, e ainda as reservas exigidas pelo supervisor, como a que se deve ao peso de cada banco no sistema bancário.
A instituição financeira tem ressalvado a sua "sólida" situação de capital num momento em que se sabe que a sua accionista única, a Montepio Geral – Associação Mutualista, está disponível para vender parte do capital. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa negoceia a sua entrada, para uma posição de até 10%.