Notícia
Montepio coloca 750 milhões de obrigações hipotecárias
O Montepio acaba de colocar 750 milhões de obrigações hipotecárias. Esta é a primeira emissão de dívida da instituição em oito anos. “A operação foi bem recebida, reflectindo a trajectória de recuperação da caixa económica”, diz Félix Morgado.
A Caixa Económica Montepio Geral concluiu esta segunda-feira, 9 de Outubro, uma emissão de obrigações hipotecárias no valor de 750 milhões de euros, que representa o "regresso ao mercado de dívida ao final de oito anos", de acordo com o comunicado divulgado pela instituição liderada por José Félix Morgado.
"A operação beneficiou da melhoria da situação dos mercados. Apesar de a crise na Catalunha ter causado alguns sobressaltos, a emissão foi bem recebida, reflectindo a trajectória de recuperação dos resultados da caixa económica, tendência que se confirmará no terceiro trimestre", afirmou o presidente do Montepio ao Negócios.
De acordo com os dados divulgados pela instituição, "a procura superou a oferta em 5 vezes, tendo o montante inicial da emissão sido aumentado dos 500 milhões de euros previstos inicialmente, para os 750 milhões de euros".
Com o resultado desta emissão, o Montepio vai "reduzir o recurso ao Banco Central Europeu (BCE), tal como está previsto no plano estratégico, que prevê a diferenciação das fontes de financiamento", adiantou Félix Morgado.
A emissão, que foi liderada por três bancos de investimento internacionais – JP Morgan, NatWest MArkets e Unicredit – tem uma maturidade de cinco e um referencial de preço de 0,65%, abaixo do nível de 0,75% inicialmente previsto. A linha de obrigações hipotecária recebeu uma notação de rating de A3/A/A pela Moody’s, Fitch e DBRS, respectivamente.
De acordo com o presidente do Montepio, a totalidade da emissão foi colocada junto de investidores institucionais europeus, norte-americanos e também portugueses.
(Notícia actualizada pela segunda vez às 18:12 com declarações de José Félix Morgado, presidente da Caixa Económica Montepio Geral)