Notícia
Marques Mendes: Banco de Portugal divulga lista definitiva dos grandes devedores à banca na terça
A lista definitiva dos grandes devedores à banca deverá ser divulgada na terça-feira, de acordo com Luís Marques Mendes.
O Banco de Portugal vai divulgar a lista definitiva dos grandes devedores à banca no próximo dia 16 de julho, revelou Luís Marques Mendes, no seu comentário semanal na SIC.
Em causa estão os grandes devedores dos bancos Caixa Geral de Depósitos, BES/Novo Banco, Banif, BPN, BCP e BPI. A informação será divulgada sem nomes, mas com todos os restantes dados, que tinham sido exigidos pelos deputados. Desta forma, fica assegurada a proteção da informação que está abrangida por segredo bancário. O relatório que será agora publicado terá a informação para cada banco da dívida de um devedor individual ou grupo empresarial em determinado período de tempo.
Esta lista, com mais detalhe, estava "pendente" desde o final de maio, altura em que o regulador entregou a lista dos maiores devedores dos bancos que receberam ajudas estatais. Contudo, a informação que constava foi considerada insuficiente pelos deputados.
O Banco de Portugal entregou um relatório no Parlamento com a informação sobre os créditos dos bancos ajudados por dinheiros públicos nos últimos 12 anos, mas os partidos alegaram que faltava o "relatório com o resumo sob a forma agregada e anonimizada da informação relevante relativa às grandes posições financeiras", tal como exige a lei.
Já em junho, perante os deputados, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, explicou que o supervisor estava "inteiramente disponível" para fornecer à Assembleia da República a informação em causa, mas, explicou, era preciso que se chegasse a um consenso sobre os critérios de agregação.
E, segundo a Lusa, chegou mesmo a realizar-se uma reunião à porta fechada na Comissão de Orçamento e Finanças com a vice-governadora do Banco de Portugal para acordar os termos do que será divulgado. E foi no âmbito destas reuniões que terá ficado acordado que este relatório com mais informação teria de ser publicado, no máximo, até dia 17 de julho, de manhã.