Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de 15 fundos espanhóis apanhados com obrigações do Novo Banco

São 10 as sociedades gestoras de activos que têm fundos de investimento em Espanha com obrigações que foram transferidas do Novo Banco para o BES. Entre elas encontra-se o UBS, o CaixaBank e o Bankinter.   

Bloomberg
  • 3
  • ...

As sociedades gestoras de activos espanholas comunicaram nos últimos dias ao regulador quais os fundos que estão expostos aos títulos de dívida do Novo Banco que o Banco de Portugal decidiu transferir para o BES no âmbito da última fase de resolução desta instituição financeira.  

 

Uma recolha efectuada pelo Negócios no site da reguladora espanhola do mercado de capitais, CNMV, mostra que pelo menos 10 sociedades gestoras de fundos efectuaram esta comunicação em que assumem que são afectadas pela decisão do Banco de Portugal.

 

Entre elas encontram-se o Bankinter (instituição espanhola que em Portugal está em processo de compra da actividade do Barclays), o CaixaBank (maior accionista do BPI) e o UBS (instituição financeira suíça que é uma das maiores gestoras de activos do mundo).

 

Algumas destas sociedades gestoras têm mais do que um fundo exposto a uma das cinco linhas de obrigações alvo da intervenção do Banco de Portugal. E são pelo menos 17 os fundos de investimento espanhóis com obrigações do Novo Banco em carteira.  

 

Várias sociedades gestoras detalham quanto tinham investido nestes títulos de dívida do Novo Banco e qual o impacto da desvalorização na carteira do fundo. 

 

É o caso do Andbank, que tem em carteira obrigações com valor nominal de 200 mil euros. A queda da cotação do título Novo Banco 2.625% 08/05/17, de 92,023 para 9,912, teve um impacto negativo de 2,38% no fundo desta sociedade, denominado Salmón Mundi Sicav. Num outro fundo desta sociedade gestora (Inresa Finanzas Sicav), o investimento foi de 300 mil euros em duas linhas diferentes e o impacto negativo supera os 2%.

 

Já o UBS tem três fundos com títulos de dívida do Novo Banco, onde aplicou 700 mil euros, sendo que num deles o impacto negativo no património é superior a 5%.

 

Entre as 10 sociedades gestoras que fizeram este anúncio, a mais penalizada é a Mutua Activos, do Grupo Mutua Madrileña, pois tem obrigações sénior NB 2,625%, com maturidade em 2017, com um valor nominal de 3 milhões de euros.

 

Segue-se a Gesbusa, que tem 1,1 milhões em títulos de dívida do Novo Banco num fundo e mais 600 mil euros noutro.

 

Estes títulos de dívida registaram uma descida significativa no seu valor, em consequência da decisão do Banco de Portugal em transferir uma série de obrigações sénior do balanço do Novo Banco para o Banco Espírito Santo.
UBS Em comunicado enviado à CNMV


Em Portugal só cinco fundos foram afectados

 

Estes são alguns dos investidores institucionais que o Banco de Portugal afectou com a decisão de retransmitir obrigações seniores avaliadas em 1.985 milhões de euros do Novo Banco para o BES, retirando a responsabilidade pelo reembolso do primeiro e, dessa forma, reforçando os seus rácios.  

 

"O Banco de Portugal determinou retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas por este emitidas e que foram destinadas a investidores institucionais". O regulador seleccionou cinco séries de obrigações seniores justificando a escolha com o facto de, na emissão, se destinarem a investidores qualificados – contudo, também há particulares com este instrumento.

 

Em Portugal, os grandes bancos escaparam a perdas, tal como a maior seguradora nacional, a Fidelidade. No campo dos fundos de investimento, três (de duas sociedades gestoras) foram afectados pela decisão, a par de outros dois fundos de pensões. Em todos os casos, a associação que representa os fundos (APFIPP) esclarece que o peso destas obrigações é reduzido face ao valor total das carteiras dos fundos.

 

A informação sobre os fundos portugueses foi revelada ao Negócios pela APFIPP, sendo que as entidades gestoras não fizeram até agora uma comunicação oficial ao mercado.

 

Quem detém dívida sénior retransmitida vai agora ser credor do BES "mau", o veículo que ficou com as posições accionistas e a dívida subordinada aquando da resolução e que caminha agora para a liquidação.

AS 10 SOCIEDADES GESTORAS COM OBRIGAÇÕES DO NOVO BANCO


Cartesio

Andbank (dois fundos)

UBS (3 fundos)

Bankinter (2 fundos),

Sinergia Advisors,

Gesbusa (dois fundos),

Tressis Gestion,

Renta4 (três fundos),

Caixabank,

Mutua Activos





Ver comentários
Saber mais Novo Banco Banco de Portugal BES UBS Bankinter obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio