Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maiores bancos na China reduzem exposição a mais pequenos para reduzir riscos

Alguns dos maiores bancos no país aumentaram o escrutínio à qualidade dos ativos de pares mais pequenos e apertaram os critérios para empréstimos interbancários de forma a minimizar os riscos de exposição, avança a Reuters.

Tyrone Siu / Reuters
03 de Janeiro de 2024 às 11:02
  • ...
Alguns dos maiores bancos na China aumentaram o escrutínio à qualidade dos ativos de pares mais pequenos e apertaram os critérios para empréstimos interbancários de forma a minimizar os riscos de exposição. A notícia é avançada pela Reuters, que cita três fontes conhecedoras do tema. 

Segundo as mesmas, que falaram sob a condição de anonimato, dois dos maiores bancos estatais chineses e um dos principais de capital aberto intensificaram as avaliações ao longo dos últimos meses para identificar os bancos com pior qualidade de ativos e elevado risco de incumprimento. No caso do último, relata uma das fontes, deixou de comprar obrigações a bancos com menos de 40 mil milhões de dólares em ativos.

A decisão acontece numa altura em que aumentam as preocupações quanto ao "estado de saúde" das entidades bancárias mais pequenas no país, num contexto de elevado endividamento dos municípios e profunda crise imobiliária na China. E a abordagem mais cautelosa dos maiores bancos pode, aliás, exacerbar os problemas e até forçar uma intervenção de Pequim, uma vez que têm menos opções de financiamento, detalha a agência de notícias.

As autoridades chinesas locais têm adotado medidas para apoiar o sistema bancário, sobretudo os de menor dimensão, numa altura em que Pequim assiste a um abrandamento da economia. 


Ver comentários
Saber mais China Pequim Banca Empréstimos Economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio