Notícia
Luz Saúde notificou Concorrência da compra do British Hospital
A Autoridade da Concorrência confirma ter recebido informação sobre a “operação de concentração de empresas” relativa à Luz Saúde e ao British Hospital. O negócio foi anunciado no último dia de Maio.
A Luz Saúde já notificou a Autoridade da Concorrência da compra do British Hospital. O regulador confirma ter recibo a "notificação de uma operação de concentração de empresas".
Em causa está a intenção da Luz Saúde – detida pela seguradora Fidelidade, controlada pelos chineses da Fosun – em adquirir três sociedades: a British Hospital Lisbon XXI, British Hospital Management Care e Microcular – Centro de Microcirurgia, Laser e Diagnóstico.
O valor do negócio não foi divulgado. No último dia de Maio, quando a transacção foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Isabel Vaz explicava que o "contrato de compra e venda e a efectiva transmissão das acções encontram-se, no entanto, condicionados à decisão da Autoridade da Concorrência".
As mesmas correspondem, respectivamente, ao British Hospital Torres de Lisboa, ao British Hospital Management Care (integrado no pólo das Torres de Lisboa) e o British Hospital Saldanha Microcular. Todos eles pertenceram, no passado, ao grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dono do Banco Português de Negócios (BPN).
Em Fevereiro passado, a Galilei Saúde – em que se integrava o British Hospital – foi adquirida pelo FPB Invest, como forma de escapar à insolvência da Galilei SGPS, a antiga SLN. O grupo belga acabaria por vender o activo ao fundo de capital de risco Capital Criativo, que fecha agora negócio com a Luz Saúde.
A Autoridade da Concorrência informa estar aberta a "observações de terceiros interessados" no negócio no prazo de 10 dias úteis, como habitual neste tipo de processos.