Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luz Saúde compra British Hospital

A Luz Saúde adquiriu o British Hospital à Capital Criativo, que tinha adquirido o estabelecimento em Fevereiro. Até 2017, o grupo hospitalar pertencia ao antigo grupo Sociedade Lusa de Negócios.

Bruno Simão/Negócios
  • 1
  • ...

A Luz Saúde comprou o British Hospital. A operação segue-se a um conjunto de movimentações que retirou as instalações hospitalares ao grupo dono do antigo Banco Português de Negócios (BPN). A Autoridade da Concorrência ainda tem de dar o seu aval à operação, cujo valor de transacção não foi divulgado oficialmente.

 

"A Luz Saúde, S.A. informa que assinou hoje um contrato de compra e venda com a Capital Criativo – SCR, S.A. através do qual adquiriu a totalidade do capital social e direitos de voto das sociedades British Hospital – Lisbon XXI, S.A. e Microcular – Centro Microcirurgia Ocular, Laser e Diagnóstico, S.A., e 90,41% do capital social e direitos de voto da sociedade British Hospital Management Care, S.A., sociedades que detêm, respectivamente, o British Hospital Torres de Lisboa, o British Hospital Saldanha Microcular e o British Hospital Management Care (integrado no campus das Torres de Lisboa)", anuncia a Luz Saúde em comunicado.

 

À Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a empresa dirigida por Isabel Vaz (na foto) comunica que o "contrato de compra e venda e a efectiva transmissão das acções encontram-se, no entanto, condicionados à decisão da Autoridade da Concorrência, em conformidade com o regime jurídico da concorrência".

 

A compra é um novo passo dado depois de, em Fevereiro, a Galilei Saúde (em que o British Hospital se integrava) ter sido adquirida pelo FPB Invest, um passo para escapar à insolvência da Galilei SGPS – a antiga SLN, ex-dona do BPN.

 

Em Fevereiro, aquele grupo belga adquiriu o ramo de imagiologia IMI, mas vendeu o British Hospital ao fundo de capital de risco Capital Criativo. Na altura, foi dito que ainda não havia preço para esta última alienação, tendo em conta que estaria por decorrer a "due dilligence", a auditoria que permite analisar profundamente a situação financeira do hospital. 

A Luz Saúde pertence ao grupo segurador Fidelidade desde 2014, tendo sido comprada após a queda do Grupo Espírito Santo, depois de um processo em que houve quatro interessados na aquisição do grupo que detém o Hospital da Luz.  

Já o British Hospital, que pertencia à ex-SLN, foi uma sociedade que escapou à insolvência da Galilei. O principal activo é o hospital localizado nas Torres de Lisboa, "dispondo de 46 camas, 3 salas de bloco e 34 gabinetes de consulta", segundo o comunicado da Luz Saúde. "No exercício de 2016, este hospital realizou cerca 75.000 consultas e 4.400 cirurgias", acrescenta o documento.


(Notícia actualizada às 18:32 com mais informações) 
Ver comentários
Saber mais Luz Saúde British Hospital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio