Notícia
Lone Star está “confiante no futuro” do Novo Banco e “optimista” em relação a Portugal
A gestora confirma que o plano estratégico para o Novo Banco inclui um foco no segmento empresarial e um trabalho "muito próximo" com a actual equipa de gestão liderada por António Ramalho.
A gestora norte-americana de ‘private equity’ que está em negociações exclusivas com o Banco de Portugal para comprar o Novo Banco está confiante no futuro da instituição e optimista em relação à economia portuguesa.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, 20 de Fevereiro, Olivier Brahin, presidente da Lone Star para a Europa, garante que continuam "empenhados" em alcançar um entendimento com o Banco de Portugal para "apoiar" o Novo Banco através de um projecto que beneficiará "os seus clientes, colaboradores, credores e a economia portuguesa em geral".
Brahin sublinha que, após uma análise aprofundada da instituição nos últimos meses, estão "conscientes da importância do Novo Banco para o futuro da economia portuguesa".
A Lone Star confirma, no comunicado, que o plano estratégico para o Novo Banco inclui a manutenção do foco central da sua actividade no atendimento da sua base de clientes em Portugal, com destaque para o segmento empresarial", prevendo o projecto um trabalho "muito próximo" com a actual equipa de gestão, liderada por António Ramalho.
"Aguardamos com expectativa começar a trabalhar com a equipa de António Ramalho e os colaboradores do Novo Banco, assim que chegarmos a um acordo final com o Banco de Portugal", reitera Brahin no comunicado. "Estamos profundamente optimistas em relação a Portugal e ao futuro da economia do país, e é, por isso, que procuramos proporcionar o capital, os recursos e os conhecimentos necessários para que o Novo Banco continue a ser um pilar forte e focado no mercado doméstico do sistema bancário português".
O comunicado da Lone Star surge depois de o Banco de Portugal ter confirmado que avançou para "uma fase definitiva de negociações, em condições de exclusividade" com a gestora norte-americana.