Notícia
JPMorgan regista lucro trimestral de 5,6 mil milhões de dólares
Banco liderado por Jamie Dimon tem entre mãos vários casos judiciais e regulatórios e as perdas decorrentes destes casos poderão ascender aos 4,6 mil milhões de dólares nos próximos anos.
O maior banco norte-americano registou um lucro de 5,6 mil milhões de dólares no terceiro trimestre (cerca de 4,41 mil milhões de euros). Este valor contrasta com o prejuízo de 380 milhões de dólares registado no período homólogo.
"Apesar dos desafios, continuamos a manter uma forte performance, a fortalecer o nosso balanço e liquidez, a simplificar o negócio e adaptarmo-nos aos desafios regulatórios", disse o presidente executivo do banco, Jamie Dimon, em comunicado.
O JPMorgan Chase tem enfrentado vários problemas judiciais e regulatórios nos últimos dois anos. Num deles, processou a agência de garantias e depósitos bancários dos Estados Unidos no final do ano passado. O banco alega que a agência lhe deve mais de mil milhões de dólares em compensações decorrentes da compra do banco Washington Mutual.
Noutro dos casos, a instituição está a ser investigada pela polícia da bolsa norte-americana (a Securites and Exchange Comission, SEC) por alegadamente ter conduzido clientes seus a comprar produtos de investimento do próprio banco em detrimento de produtos de outras empresas.
No total, as perdas relacionadas com a resolução destes e de outros casos poderá ascender aos 4,6 mil milhões de dólares, segundo contas do banco feitas em Agosto.
Mas há mais. Ao CEO Jamie Dimon foi diagnosticado cancro da garganta e terminou recentemente um tratamento de oito semanas. O executivo continua a estar presente no dia-a-dia da companhia que já elaborou um plano de contigência, caso o seu estado de saúde se agrave.
O JPMorgan chase deu assim o tiro de partida para a época de resultados trimestrais nos Estados Unidos. O Citigroup, terceiro maior banco norte-americano, e a Wells Fargo, a instituição que concede mais empréstimos à habitação no país, divulgam os seus resultados hoje. Já o Bank of America, Goldman Sachs e Morgan Stanley apresentam os seus resultados no final desta semana.
O banco norte-americano tem investido em Portugal e este ano adquiriu posições de 2% tanto nos CTT como na Espírito Santo Saúde.