Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

JPMorgan paga 1,7 mil milhões de dólares às vítimas de Madoff (act.)

O JPMorgan chegou a acordo com o Departamento de Justiça e vai pagar 1,7 mil milhões de dólares às vítimas de Madoff. Em causa estão suspeitas de que a instituição financeira ignorou sinais de que Madoff estava a desenvolver um sistema de pirâmide, conhecido como esquema “ponzi”. Além disso, a instituição financeira vai ter de pagar 350 milhões de dólares ao gabinete norte-americano de controlo de moeda.

Bloomberg
07 de Janeiro de 2014 às 15:22
  • 3
  • ...

As autoridade federais norte-americanas e o banco de investimento JPMorgan Chase chegaram a acordo. O banco de investimento norte-americano - segundo o acordo firmado com o Departamento de Justiça - vai pagar 1,7 mil milhões de dólares (mais de 1,2 mil milhões de euros) às vítimas de fraude por parte de Bernard Madoff, revelou, em comunicado, o procurador norte-americano Preet Bharara. Em causa estão alegações de que esta instituição financeira contribuiu para facilitar o esquema fraudulento de Madoff, conhecido como um esquema “ponzi”.

 

Além deste valor, o JP Morgan vai ter de pagar 350 milhões de dólares (mais de 250 milhões de euros) ao gabinete norte-americano de controlo de moeda (U.S. Office of the Comptroller of the Currency). Assim, a factura total ascende a mais de dois mil milhões de dólares.

 

No âmbito deste acordo, o banco comprometeu-se ainda a cooperar com as autoridades norte-americanas para evitar novos esquemas fraudulentos.

 

Ontem, o jornal norte-americano “The New York Times” revelou que o banco previa alcançar ainda esta semana um acordo com as autoridades federais sobre os processos criminais e civis em curso. Na altura, a publicação avançava que o acordo implicava o pagamento de cerca de dois mil milhões de dólares. 

 

Madoff lesou investidores em todo o mundo em mais de 65 mil milhões de dólares.

 

Bernand Madoff foi preso pelo FBI em Dezembro de 2008 e, no final de Junho de 2009, foi condenado a 150 anos de prisão por 11 crimes, entre eles, fraude, lavagem de dinheiro e perjúrio. 

 

(Notícia actualizada às 17h47 com a informação do montante que o banco terá de pagar ao gabinete de controlo de moeda).

Ver comentários
Saber mais JPMorgan Chase Bernard Madoff Preet Bharara Reuters The New York Times fraude esquema ponzi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio