Notícia
Italiano Unicredit aumenta lucros em 75% e supera previsões
O Unicredit fechou o segundo trimestre com lucros de 916 milhões de euros, acima dos 719 milhões previstos pelos analistas. Ganhos extraordinários e queda dos custos operacionais explicam a subida de 75% dos resultados.
O Unicredit, um dos maiores bancos italianos que está sob pressão para aumentar o capital, anunciou esta quarta-feira, 3 de Agosto, que os seus lucros aumentaram 75% no segundo trimestre deste ano, impulsionados pelos ganhos extraordinários decorrentes da venda de uma participação e pela queda dos custos operacionais.
O resultado líquido do Unicredit subiu para 916 milhões de euros no período entre Abril e Junho, o que compara com os 522 milhões de euros registados no mesmo trimestre do ano passado.
O resultado superou as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam lucros de 719 milhões de euros.
No segundo trimestre, o Unicredit registou um encaixe extraordinário de 216 milhões de euros com a venda da sua participação na Visa Europe à Visa Inc.
O banco italiano anunciou também que chegou a um acordo para a venda da sua unidade de processamento de cartões em Itália, Alemanha e Áustria à SIA por 500 milhões de euros.
Esta medida tem a assinatura de Jean Pierre Mustier, o CEO que tomou posse há um mês, e que quer cortar custos e racionalizar a estrutura do banco para aumentar o capital e a rentabilidade.
O Unicredit saiu dos últimos testes de stress da Autoridade Bancária Europeia (EBA) com a menor margem de capital entre os bancos considerados mais importantes para o sistema financeiro, numa altura em que o sector da banca em Itália está no centro das preocupações do mercado devido ao elevado montante de crédito malparado.
As acções do banco italiano descem 3,20% para 1,785 euros.