Notícia
Haitong alvo de nova capitalização de 160 milhões
O accionista chinês continua a satisfazer o aumento de capital que prevê a injecção de um total de 419 milhões de euros no português Haitong Bank. Cerca de 90% deste montante já entrou na instituição financeira.
O Haitong Bank recebeu mais dinheiro do accionista. O aumento de capital não foi feito directamente em numerário, mas contribui para o reforço da solidez do banco de investimento, como acordado com o Banco de Portugal.
"O Haitong Bank informa que aumentou o seu capital social em 160 milhões de euros, por entradas em espécie, de crédito e de obrigações próprias", indica o comunicado emitido através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O accionista chinês está comprometido a injectar 419 milhões de euros, tendo até ao momento, com este último acto, colocado 380 milhões. Fica, assim, cumprido cerca de 90% do reforço previsto no banco liderado por Hiroki Miyazato (na foto).
No plano inicial, a intenção era aplicar 200 milhões em dinheiro fresco (que ficou já concluído a 14 de Junho), a conversão de um empréstimo accionista de 139 milhões e a conversão em capital de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros. Os montantes têm vindo a ser injectados nos últimos meses.
A expectativa da instituição, como assumido no relatório sobre a auditoria das demonstrações financeiras consolidadas do antigo BESI, publicado em Abril, era concretizar o aumento de capital até ao final do primeiro semestre, ou seja, fim de Junho, quando fossem recebidas as autorizações regulamentares obrigatórias.
No mesmo documento, o conselho fiscal do Haitong Bank – que passou pela saída de grande parte do conselho de administração nos últimos meses, incluindo o presidente José Maria Ricciardi – considerava que este aumento de capital serviria para reforçar a solvabilidade do banco e, assim, garantir que a sua continuidade não é colocada em causa.
O antigo BESI teve prejuízos de 96 milhões em 2016, tendo apresentado perdas de 29 milhões no primeiro trimestre.
(Notícia rectificada com valores corrigidos sobre a percentagem do aumento de capital já concretizado)