Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo acredita que valor a injetar no Novo Banco será abaixo do orçamentado

Apesar da chamada de capital do Novo Banco ter sido de 598,3 milhões, o Governo acredita que o que será efetivamente injetado será abaixo dos 480 milhões que estiveram previstos no Orçamento para 2021.

João Leão recusou, no Parlamento, ter mudado o Estatuto dos Benefícios Fiscais para beneficiar qualquer contribuinte.
Tiago Sousa Dias
26 de Março de 2021 às 19:43
  • ...
O Governo acredita que a o valor a injetar no Novo Banco em 2021 ficará abaixo do que inicialmente ficou previsto no Orçamento do Estado para 2021, e que entretanto o Parlamento retirou. Estavam inscritos 479 milhões de euros que, no entanto, foram retirados, mas que o Governo diz que os contratos na venda do Novo Banco serão cumpridos.

Depois de ter sido anunciado que a chamada de capital do Novo Banco é de 598,3 milhões de euros, mas que estava em disputa com o Fundo de Resolução 160 milhões, o MInistério das Finanças realçou, em comunicado, que "o Governo está plenamente convicto de que o valor final, após a verificação das entidades competentes, ficará abaixo do previsto na proposta de OE2021".

Assumindo, assim, que "o Governo respeita e dará cumprimento aos compromissos assumidos e, em conjunto com as demais entidades, irá criar as condições necessárias para que sejam cumpridas as obrigações que daí resultarem". Não diz como encontrará a solução para o Fundo de Resolução poder fazer a injeção de capital. Realça, ainda, que "o atual contexto económico demonstra a absoluta necessidade de dispormos de um sistema financeiro sólido, robusto e capitalizado, que assegure o financiamento às famílias e empresas, criando, assim, condições para o desenvolvimento económico do país".

Antes de o valor pedido ser injetado, haverá "um conjunto de validações necessárias para se determinar o valor efetivo a pagar nos termos do Acordo de Capitalização Contingente". Os procedimentos de verificação do valor serão agora feitos. "O trabalho que será realizado pelo Fundo de Resolução e por todas as entidades com competência nesta matéria é da maior relevância para a verificação dos pressupostos e para a avaliação do valor reclamado", realça o Ministério das Finanças, dizendo que "ficará a aguardar pela informação que lhe seja transmitida pelo Fundo de Resolução sobre esta matéria".

O Governo diz que ainda aguarda a auditoria especial relativa ao pagamento de 2020, que "deverá ser concluída em breve".
Ver comentários
Saber mais Novo Banco Governo Parlamento Fundo de Resolução MInistério das Finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio