Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Goldman Sachs reforça presença na Europa com compra de gestora de ativos "verdes"

O gigante de Wall Street comprou a holandesa NN Investment Partners por 1,7 mil milhões de euros. O objetivo é reforçar a presença na Europa e ampliar a carteira de ativos ligados ao ESG.

O Goldman Sachs foi, entre os gigantes de Wall Street, o que mais gastou para reter talento. Ao todo, a instituição desembolsou 18 mil milhões de dólares em 2021, um aumento de 30% face a 2020. Se não fossem estes custos, a despesa do banco teria diminuído 9%, em termos homólogos, de acordo com as contas da Bloomberg Intelligence.

Para este ano, o CFO do banco, Denis Coleman, garantiu durante a conferência com analistas 'que iremos continuar a criar um ambiente de trabalho competitivo', ainda que não espere 'um aumento dos custos operacionais sobre esta matéria, nos próximos tempos.
Brendan McDermid /Reuters
  • ...

O Goldman Sachs continua a reforçar a sua presença na Europa. O banco de investimento norte-americano anunciou esta segunda-feira a compra da holandesa NN Investment Partners, pertencente ao NN Group, por 1,7 mil milhões de euros.

Segundo o comunicado enviado pelo gigante de Wall Street, a operação inclui a integração "de mais de 900 colaboradores na família Goldman Sachs", reforçando a sua posição no bloco europeu e aumentando a aposta em ativos "verdes".

 

O banco já tinha anunciado a intenção de comprar a sociedade de investimentos holandesa, numa nota emitida em agosto do ano passado, tendo avançado na altura que o negócio estaria concluído "até ao fim do primeiro trimestre de 2022", uma promessa que agora se cumpre.

 

O negócio amplia ainda a carteira de ativos sobre a alçada do banco de investimento para aproximadamente 2,8 biliões de dólares (cerca de 2,57 biliões de euros à taxa de câmbio atual), dos quais 600 mil milhões de dólares (cerca de 571,50 mil milhões de euros) estão sediados na Europa.

Atualmente, a NN Investment Partners está focada em ativos ligados ao conceito de responsabilidade ambiental e social, sendo que 90% dos ativos sob supervisão estão sob alçada de critérios ESG (sigla inglesa para Environmental, Social and Corporate Governance).

 

O acordo prevê ainda uma estratégia a longo prazo com a NN Investments, de forma "a gerir uma uma carteira de ativos de aproximadamente 180 mil milhões de dólares".


Para David Solomon, CEO do Goldman Sachs, citado na nota de imprensa, "esta aquisição cumpre o nosso compromisso de colocar a sustentabilidade no centro da nossa plataforma de investimento".

Ver comentários
Saber mais NN Goldman Sachs Investment Partners Europa NN Group economia negócios e finanças mercado e câmbios bolsa Informação sobre empresas macroeconomia orçamento do estado e impostos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio