Notícia
Fitch melhora perspectiva do “rating” do BPI que passa a “positiva”
A agência de notação de crédito melhorou a perspectiva do “rating” do BPI de “estável” para “positiva”, em linha com a revisão do “outlook” de Portugal. E reflectindo a avaliação feita ao CaixaBank, accionista dominante do banco.
A Fitch passou de "estável" para "positiva" a perspectiva da notação de "rating" do BPI. Na mesma nota, divulgada esta quarta-feira, 21 de Junho, a agência internacional de notação de crédito reafirmou o rating do banco controlado pelo CaixaBank em BBB-, um nível acima do patamar considerado "lixo".
Esta decisão surge em linha com a "revisão do ‘outlook’ de Portugal para ‘positivo’", anunciada a 16 de Junho, refere a nota da Fitch.
A agência justifica a alteração da perspectiva do "rating" do BPI com a necessidade de "reflectir o ‘outlook’" do CaixaBank. Aliás, o banco português apresenta uma notação de BBB-, acima da da República (BB+) graças à avaliação que a Fitch faz do grupo catalão, que apresenta um "rating" de longo prazo de BBB, com perspectiva positiva.
"A Fitch acredita que Portugal é um mercado estrategicamente importante para o CaixaBank, como demonstra o investimento de longo prazo no BPI e a recente tomada de controlo assumida em Fevereiro, que aumentou a sua participação accionista para 84,5%", refere a nota da agência, que justifica a avaliação do banco português com a "forte probabilidade de apoio" do grupo catalão, "em caso de necessidade".