Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dependência da banca do BCE: Primeiro semestre foi o melhor desde 2009

A dependência da banca portuguesa face ao banco central tem vindo a descer, sendo actualmente menos de metade do máximo, atingido no primeiro semestre de 2012.

Sara Matos/Negócios
11 de Julho de 2017 às 11:48
  • 4
  • ...

O montante de financiamento da banca portuguesa junto do Banco Central Europeu (BCE) desceu 6,5%, em Junho, para um total de 23,18 mil milhões de euros, revelam os dados divulgados esta terça-feira, 11 de Julho, pelo Banco de Portugal, através do BPStat.

 

Este volume de financiamento é o mais baixo desde 2009, quando analisados os dados do final do semestre. No final do primeiro semestre de 2009 o total de financiamento do BCE à banca nacional era de 10,56 mil milhões de euros.

 

Aquele ano foi marcado pelo consecutivo aumento de dependência da banca nacional do banco central, já que foi marcado pela crise financeira que assolou o mundo. Recorde-se que a falência do Lehman Brothers nos EUA ocorreu em Setembro de 2008 e as consequências da crime de "subprime" alastraram-se à Europa.

 

Da crise financeira, a Europa passou para uma crise de dívida, que culminou com o pedido de resgate financeiro da Grécia no ano de 2010, seguindo-se a Irlanda e Portugal, em 2011.

 

Este pedido de ajuda externa fechou os mercados para o país, e a banca teve de recorrer cada vez mais ao BCE para conseguir financiar-se. O pico foi atingido precisamente em Junho de 2012, mês em que os empréstimos do banco central aos bancos portugueses superaram os 60,5 mil milhões de euros, um valor nunca antes visto.

 

Desde então, a tendência tem sido de redução progressiva da dependência do BCE. Desde Março de 2016 que o montante de financiamento da banca está abaixo dos 25 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais BCE banca financiamento crédito BPStat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio