Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa culpa PSD pela demissão de Domingues

PSD pediu explicações a Costa sobre motivos da demissão do presidente da Caixa. O primeiro-ministro atirou responsabilidades para o PSD. "É isso que eu sei. Não tenho mais nada a dizer", disse o chefe do Governo.

A carregar o vídeo ...
07 de Dezembro de 2016 às 16:30
  • ...
António Costa revelou esta quarta-feira que António Domingues se demitiu da presidência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) porque o Parlamento aprovou uma iniciativa do PSD que obrigava os gestores do banco público a entregar declarações de património no Tribunal Constitucional (TC). O primeiro-ministro respondia ao líder do PSD, mas Passos Coelho não ficou convencido:"Tanto quanto sei essas declarações foram apresentadas". Costa desafiou Passos a pedir mais explicações a António Domingues.

O chefe do Governo abriu o debate com questões relacionadas com a descentralização de competências, mas o PSD não larga o tema da Caixa e voltou à carga, pedindo explicações sobre as razões que levaram à demissão do presidente da Caixa. "O Governo já tem uma explicação a dar sobre o que se passou na CGD", questionou Passos.

Costa começou por falar sobre o "futuro" da Caixa e citou o Presidente da República que pediu para que a Caixa não fosse transformada num "motivo de batalha política. Passos insistiu na mesma tecla ao dizer que "o país não pode fazer especulações jornalísticas sobre questões magnas". 

"Julguei que queria falar sobre a substância", atirou o primeiro-ministro. António Costa afirmou de seguida que a demissão de António Domingues aconteceu "porque foi aprovada uma iniciativa legislativa do PSD que a administração da Caixa entendeu que lhes diminuía as suas capacidades". "É isso que eu sei. Não tenho mais nada a dizer", concluiu.

Mas Passos Coelho não ficou satisfeito com as explicações e defendeu ser estranho que essa seja a razão quando os gestores da Caixa apresentaram as declarações de património no TC. "Tanto quanto sei essas declarações foram apresentadas", disse o ex-primeiro-ministro. 

Costa admitiu então estar perante um "momento embaraçoso para os dois. Estamos de acordo um com outro. Acho estranho. Não tenho outra explicação". E de seguida desafiou o PSD a procurar mais esclarecimentos junto do líder demissionário da Caixa. "Tem boas formas de obter junto dos próprios outros esclarecimentos", disse Costa.

Passos Coelho admitiu poder vir a fazê-lo mas desafiou antes o primeiro-ministro a dizer se, tendo em conta que o PS votou contra a proposta do PSD para obrigar os gestores da Caixa a entregar as declarações no TC, o Governo garantiu à administração da Caixa que essa lei não seria aprovada, o que Costa negou.

Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos CGD Caixa António Costa Tribunal Constitucional declaração de rendimentos António Domingues Passos Coelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio