Notícia
Costa culpa PSD pela demissão de Domingues
PSD pediu explicações a Costa sobre motivos da demissão do presidente da Caixa. O primeiro-ministro atirou responsabilidades para o PSD. "É isso que eu sei. Não tenho mais nada a dizer", disse o chefe do Governo.
O chefe do Governo abriu o debate com questões relacionadas com a descentralização de competências, mas o PSD não larga o tema da Caixa e voltou à carga, pedindo explicações sobre as razões que levaram à demissão do presidente da Caixa. "O Governo já tem uma explicação a dar sobre o que se passou na CGD", questionou Passos.
"Julguei que queria falar sobre a substância", atirou o primeiro-ministro. António Costa afirmou de seguida que a demissão de António Domingues aconteceu "porque foi aprovada uma iniciativa legislativa do PSD que a administração da Caixa entendeu que lhes diminuía as suas capacidades". "É isso que eu sei. Não tenho mais nada a dizer", concluiu.
Mas Passos Coelho não ficou satisfeito com as explicações e defendeu ser estranho que essa seja a razão quando os gestores da Caixa apresentaram as declarações de património no TC. "Tanto quanto sei essas declarações foram apresentadas", disse o ex-primeiro-ministro.
Costa admitiu então estar perante um "momento embaraçoso para os dois. Estamos de acordo um com outro. Acho estranho. Não tenho outra explicação". E de seguida desafiou o PSD a procurar mais esclarecimentos junto do líder demissionário da Caixa. "Tem boas formas de obter junto dos próprios outros esclarecimentos", disse Costa.