Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Contribuintes: Esclareça as suas dúvidas sobre o BES

O BES já revelou os números do primeiro semestre e já admitiu a necessidade de aumentar capital. Conheça os efeitos da situação do banco para os contribuintes.

Bloomberg
Negócios 31 de Julho de 2014 às 16:18
  • 4
  • ...

Qual é o risco de dinheiro público entrar no BES? Tudo depende do valor que se estabilizar para as necessidades de recapitalização do BES e da capacidade de angariar esses fundos junto de investidores privados. Quanto maior o buraco financeiro, menor a probabilidade de encontrar quem se queira expor ao banco. Caso não seja possível encontrar uma solução privada, então o Governo será chamado a intervir.

 

No entanto, ao contrário do que aconteceu nas recapitalizações do BCP, BPI ou Banif, desta vez – devido a regras europeias que entraram em vigor em Agosto de 2013 – antes de qualquer dinheiro público ser gasto, os actuais accionistas e os detentores de dívida júnior terão de perder a totalidade dos investimentos, entregando o banco ao controlo do Estado. Nesse momento o dinheiro dos contribuintes passará a ser usado para reforçar as almofadas de capital.

 

Dos empréstimos da troika, restam 6,4 mil milhões de euros (já registados na dívida publica portuguesa e depositados no Banco de Portugal) para garantir a estabilidade do sistema financeiro. Se o processo que conduz à recapitalização pública ocorrer só em 2015, o Governo ficará com margem para proteger ainda mais os contribuintes. Uma nova directiva europeia passará a determinar a necessidade de impor perdas à dívida sénior antes de ser gasto dinheiro dos contribuintes, podendo mesmo alargar as perdas aos depósitos acima de 100.000 euros. 

Ver comentários
Saber mais BES Banco de Portugal banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio