Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Commissaire aux comptes" acusado por Salgado dá explicações à porta fechada

A audição de José Castella foi feita à porta fechada mas o presidente da comissão admitiu que poderia ter sido com a presença de jornalistas. Apesar disso, o contabilista Machado da Cruz foi ouvido apenas pelos deputados, sem a comunicação social.

08 de Janeiro de 2015 às 16:31
  • ...

É o principal acusado por Ricardo Salgado de ter ocultado dívida no Grupo Espírito Santo. Mas não quer dar explicações perante os jornalistas. A audição do "commissaire aux comptes", o contabilista da Espírito Santo International, foi à porta fechada na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

 

Tal como José Castella, o tesoureiro do GES, também o contabilista invocou o facto de estar envolvido em processos judiciais e contra-ordenacionais no Luxemburgo e em Portugal para que a audição fosse sem a presença da comunicação social.

 

Contudo, Castella não falou sobre assuntos sob segredo de justiça – o que levou Fernando Negrão, presidente da comissão de inquérito, a admitir que o que foi dito pelo tesoureiro do GES poderia ter sido relatado à porta aberta.

 

Apesar disso, Fernando Negrão não abriu a audição de Francisco Machado da Cruz (na foto em segundo a contar da direita) aos jornalistas – nem à transmissão no canal Parlamento. Continuou a ser fechado.

 

Houve, contudo, uma diferença – Machado da Cruz aceitou ser fotografado, ao contrário de José Castella, que invocou o direito à reserva de imagem.

 

Francisco Machado da Cruz era o "commissaire aux comptes" da ESI. Estava na administração de várias empresas do GES. Foi acusado por Ricardo Salgado de ter ocultado passivo na ESI – que foi descoberto e desencadeou o colapso do grupo. O contabilista já teve versões diferentes: assumiu totalmente a culpa pelas irregularidades nas contas; partilhou responsabilidades com Salgado e outros responsáveis, como José Castella e Manuel Fernando Espírito Santo. 

Ver comentários
Saber mais Ricardo Salgado Espírito Santo International Grupo Espírito Santo BES José Castella Fernando Negrão Francisco Machado da Cruz ESI Manuel Fernando Espírito Santo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio