Notícia
Cenários possíveis para o Novo Banco
Vender o NB em bolsa ou a investidor estratégico são os cenários centrais. Nacionalização e fusão com BCP têm sido falados.
Leque reduzido na venda Estratégica
A alienação do Novo Banco a investidores estratégicos, modelo tentado em 2015, é uma das modalidades que está a ser preparada. Nesta opção, o leque de potenciais interessados será reduzido, podendo incluir grupos espanhóis, como o Santander e o CaixaBank, e fundos norte-americanos.
Venda em Bolsa para aumentar opções
Nesta segunda tentativa de alienação, optou-se por preparar também uma alienação através de uma oferta inicial de venda em bolsa (IPO, na sigla inglesa).
O objectivo é alargar as opções possíveis e contribuir para aumentar a competitividade do processo. O cenário de "Brexit" pode penalizar esta alternativa.
BCP ambiciona integrar NB
O BCP gostava de participar no processo de venda do Novo Banco, com o objectivo de reforçar a sua posição de maior banco privado português.
Como assumiu Nuno Amado, o banco já fez saber às autoridades a sua pretensão. Mas como ainda beneficia de ajuda do Estado, o BCP necessita de autorização de Bruxelas para concretizar esta ambição.
Esquerda reclama Nacionalização
Nacionalizar o Novo Banco é, para o Bloco de Esquerda e o PCP, a melhor solução. O Governo recusa, para já, esta opção, até porque há uma tentativa de venda em curso, mas admite pôr tudo em cima da mesa se o actual processo falhar.
O líder da Associação Portuguesa de Bancos apoia se o Estado assumir os custos.