Notícia
CaixaBI antecipa que BPI tenha prejuízos de 29 milhões nos primeiros nove meses
Os analistas antecipam prejuízos de 29 milhões, um resultado que compara com os lucros de 182,9 milhões de euros registados entre Janeiro e Setembro do ano passado.
O CaixaBI antecipa que o BPI tenha passado de lucros a prejuízos nos primeiros nove meses deste ano.
Numa nota de análise divulgada esta quarta-feira, 18 de Outubro, os analistas da unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos antecipam que o banco tenha registado prejuízos de 28,8 milhões de euros no período entre Janeiro e Setembro, o que compara com os lucros de 182,9 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.
Considerando apenas o terceiro trimestre deste ano, o resultado líquido da instituição que passou para as mãos do espanhol CaixaBank terá atingido os 73 milhões de euros, valor que representa uma subida de 254,5% face aos 20,6 milhões de euros registados nos três meses anteriores.
Na nota, os analistas justificam esta subida com dois itens registados no segundo trimestre: custos não recorrentes de 95,6 milhões de euros com pessoal, nomeadamente acordos de rescisões voluntárias e reformas antecipadas, e um custo de 15 milhões de euros relacionado com contribuições para fundos nacionais e europeus que geralmente são registados em cada segundo trimestre.
Em termos homólogos - ou seja, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado - o valor representa uma quebra de 5,2% já que, entre Julho e Setembro de 2016, os lucros foram de 77 milhões de euros.
Na opinião do CaixaBank, os resultados do BPI – que serão divulgados amanhã, após o fecho do mercado – "não deverão constituir um ‘driver’ relevante para as acções do banco".
Os analistas recordam que o banco espanhol assumiu o controlo do BPI no primeiro trimestre deste ano e "irá continuar a implementar a sua estratégia". Do seu ponto de vista, o maior potencial de ganho está relacionado com a recuperação da rentabilidade no mercado doméstico, nomeadamente devido à capacidade do CaixaBank de aproveitar as sinergias.
As acções do BPI estão a cair 0,96% para 1,034 euros, 11,2% abaixo do preço-alvo definido pelo CaixaBI (1,15 euros) que tem para os títulos a recomendação de "acumular".
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.