Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas remete decisões sobre Novo Banco para Lisboa

Como o processo de venda do Novo Banco está em curso, apesar da sinalização da preferência pela Lone Star, a Comissão Europeia não faz comentários. Toda a gestão do dossiê é das autoridades portuguesas, relembra.

Reuters
05 de Janeiro de 2017 às 17:33
  • ...

A Comissão Europeia afasta de si qualquer poder de gestão sobre o processo de venda do Novo Banco. É esta a posição de Bruxelas, um dia depois de decidido que a Lone Star é a "mais bem colocada" para ficar com o Novo Banco.

 

"O processo de venda está em curso. Está a ser gerido pelas autoridades portuguesas", indica um dos porta-vozes da Comissão Europeia a perguntas feitas pelo Negócios sobre a decisão do regulador da banca.

 

Contudo, o gabinete de imprensa do Executivo de Jean-Claude Juncker, que não aterrou hoje em Lisboa como o planeado devido ao nevoeiro, não respondeu directamente às questões feitas pelo Negócios, nomeadamente qual a posição da Direcção-Geral da Concorrência ao facto de o Banco de Portugal admitir que há condicionalismos na proposta do fundo americano que podem colocar dinheiro dos contribuintes em risco. O Ministério das Finanças do Governo de António Costa já disse que não está disponível para tal.

 

Da mesma forma, Bruxelas também não quis fazer comentários ao facto de haver personalidades (como aconteceu hoje com o antigo líder do BESI José Maria Ricciardi), a defender a manutenção do Novo Banco na esfera pública. A comissão de trabalhadores veio também, esta tarde, argumentar no mesmo sentido.

 

"A Comissão não tem comentários adicionais a fazer nesta altura", indica ainda a resposta dada por Bruxelas. É à Direcção-Geral da Concorrência que cabe decidir possíveis ajudas públicas nos Estados-membros.

 

Esta quinta-feira, o Banco de Portugal afirmou que os americanos da Lone Star estão mais bem posicionados para ficar com o Novo Banco mas ainda há negociações a decorrer, prosseguindo as conversas com os outros candidatos – Apollo/Centerbridge e Minsheng.

Ver comentários
Saber mais Bruxelas Novo Banco Comissão Europeia Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio