Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI em negociações para reforçar no moçambicano BCI

O banco liderado por Fernando Ulrich detém uma posição de 30% no Banco Comercial e de Investimentos (BCI).

25.º - Fernando Ulrich 
BPI perdeu autonomia após recurso a capitais do Estado. Ulrich apressa no entanto fim dessa dívida.
Bruno Simão/Negócios
Negócios 09 de Março de 2015 às 22:25
  • ...

No relatório do BPI, divulgado no passado dia 5 de Março, sobre a oferta pública de aquisição anunciada pelo CaixaBank, o banco português fala, quando se refere ao moçambicano BCI, em "valores oferecidos numa negociação actualmente em curso".

 

Esta segunda-feira, 9 de Março, na sequência da solicitação feita pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI vem esclarecer o que significa a referência "negociação em curso", onde se entende que o banco português está comprador de mais acções do BCI.

 

Segundo o BPI, "a negociação em causa respeita a uma possível transacção de acções do Banco Comercial e de Investimentos, S.A. (BCI) entre os seus actuais accionistas". O banco liderado por Ulrich ressalva, contudo, que "essa negociação não se encontra terminada, não havendo ainda um acordo quanto à realização da transacção a que a mesma se reporta".

 

E prossegue: "Nessa negociação, as partes tomaram em conta uma avaliação realizada por conta de uma delas por um banco de investimento, e uma indicação de preço resultante de uma manifestação de interesse apresentada por um terceiro".

 

"Os valores do intervalo de valor do BCI indicado no relatório acima referido para a participação detida pelo Banco BPI no BCI (115 e 167 milhões de euros) decorrem, no caso do primeiro, do valor mínimo para que apontou a avaliação do BCI acima mencionada e, no caso do segundo, do valor máximo da manifestação de interesse acima também mencionada (em ambos os casos, convertendo o valor em USD à taxa de 1EUR-1.12USD)", explica o comunicado enviado à CMVM.

 

"Para a valorização da posição de 30% no BCI considera-se um intervalo de 115 e 167 milhões de euros, implícito nas referidas negociações em curso", referia também o banco no relatório sobre a OPA do catalão CaixaBank.

 

"No quadro dessa negociação, o Banco BPI, como adquirente, indicou aos demais accionistas que estava disponível para realizar a transacção a que a mesma se reporta pelo valor médio daquele intervalo", acrescenta o comunicado desta segunda-feira.

 

Além do BPI com 30%, a estrutura accionista do BCI é composta pela Parbanca SGPS (Grupo CGD) com 51%, pela SCI – Sociedade de Controlo e Gestão de Participações Financeiras (Grupo Insitec) com 18,12%, e por 43 pequenos accionistas/colaboradores do BCI, com 0,88%. 

Ver comentários
Saber mais BPI BCI Comissão do Mercado de Valores Mobiliários banca CMVM Banco BPI Grupo Insitec SCI Grupo CGD Parbanca SGPS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio