Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI passa a ser liderado por um espanhol

Pablo Forero é o sucessor de Fernando Ulrich na presidência executiva do BPI. Era director-geral do CaixaBank, onde se encontra desde 2009.

08 de Fevereiro de 2017 às 18:30
  • ...

O BPI, que é agora detido em 84,5% pelo catalão CaixaBank, vai passar a ser presidido por um gestor espanhol. Pablo Forero é o nome escolhido para suceder a Fernando Ulrich, que deixa de ser o CEO.

 

Actualmente, Forero é director-geral do CaixaBank, onde está desde 2009. Antes disso, esteve 19 anos no JPMorgan.

 

"É uma pessoa com uma vasta e bem-sucedida [carreira] e com experiência internacional, que há oito anos desenvolve um grande trabalho no CaixaBank em diferentes cargos de responsabilidade", considerou Gonzalo Gortázar, o presidente executivo do grupo catalão na conferência de imprensa que decorreu depois de conhecidos os resultados da oferta pública de aquisição (OPA).

 

Segundo Gortázar, o sucessor de Ulrich no BPI "reúne uma experiência invejável numa entidade como o JPMorgan". Aí, foi responsável da direcção do JPMorgan Asset Management.

 

Forero "reúne todos os elementos para liderar este grande banco e para combinar o melhor do BPI com o melhor do CaixaBank", reiterou o líder do CaixaBank.

 

Forero vai presidir à comissão executiva que contará com José Pena do Amaral, Pedro Barreto e João Oliveira e Costa, que transitam da anterior equipa, a que se juntam Francisco Manuel Barbeira, Alexandre Lucena e Vale e António Farinha de Morais, que já estavam também no BPI, e dois nomes espanhóis, Ignacio Alvarez Rendueles e Juan Ramon Fuertes.


Artur Santos Silva presidente honorário do Banco BPI

Estas mudanças ocorrem depois da oferta pública de aquisição em que o grupo catalão passou a controlar 84,51% do BPI, tendo sido comunicadas ao mercado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Nessa nota, Artur Santos Silva, actual "chairman" do BPI, "comunicou que não pretende manter-se" naquele cargo nos órgãos sociais que serão eleitos na assembleia-geral de 26 de Abril. Da mesma forma, Fernando Ulrich mostrou essa mesma posição em relação à presidência executiva, no que foi acompanhado por Celeste Hagatong e Manuel Ferreira da Silva.

 

Assim, o CaixaBank já tem uma nova proposta. E tanto Santos Silva como Ulrich permanecem no BPI. "Nomeação de Artur Santos Silva como presidente honorário do Banco BPI e presidente de uma nova comissão do conselho de administração dedicada à responsabilidade social", é a primeira proposta, ainda "sujeita à obtenção das necessárias autorizações das autoridades de supervisão".

 

Fernando Ulrich continuará no conselho de administração, mas como presidente ("chairman), deixando de estar na liderança como presidente da comissão executiva (CEO). O vice-presidente da administração, e novo CEO, é Pablo Forero. António Lobo-Xavier é o outro vice-presidente da administração.

 

Já a comissão executiva, que será então liderada por Pablo Forero, contará com membros que estavam já no BPI (José Pena do Amaral, Pedro Barreto, João Oliveira Costa, Alexandre Lucena e Vale, António Farinha de Morais e Francisco Manuel Barbeira), a que se juntam nomes espanhóis (Ignacio Alvarez Rendueles e Juan Ramon Fuertes). 

 

Para Ulrich continuar como presidente executivo eram necessárias alterações aos estatutos, para permitir que gestores com mais de 62 anos pudessem ser eleitos

 

Ver comentários
Saber mais BPI Pablo Forero Fernando Ulrich Gonzalo Gortázar José Pena do Amaral Pedro Barreto João Oliveira e Costa Francisco Manuel Barbeira Alexandre Lucena
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio