Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES perdeu 2.200 milhões em depósitos no mês antes da resolução

O BES perdeu até 2.200 milhões de euros em depósitos de clientes só em Julho, o mês antes da medida de resolução aplicada à instituição. A fuga de recursos, que se fez sentir sobretudo em Espanha, foi de dimensão superior à diminuição de depósitos nos 12 meses anteriores.

15 de Outubro de 2014 às 12:53
  • ...

No mês que antecedeu a intervenção do Banco de Portugal no Banco Espírito Santo, a instituição perdeu um máximo de 2.200 milhões de euros em depósitos, sobretudo em Espanha, de acordo com a carta sobre a aprovação da resolução ao BES assinada pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, datada de 3 de Agosto e publicada esta quarta-feira, 15 de Outubro.

 

"O banco perdeu entre 11% a 17% dos seus depósitos em Julho", refere a missiva, adiantando que, neste período, a saída deste tipo de recursos "nos clientes de retalho (residentes e não residentes) foi de 1.200 a 2.200 milhões de euros". A diferença de valores resulta do facto de o último dado excluir as operações intra-grupo.

 

A maior parte do levantamento de depósitos ocorreu em Espanha, onde a redução destes recursos variou entre 900 e 1.500 milhões. Idêntica tendência se registou em Portugal, onde a saída de depósitos oscilou entre 200 e 600 milhões.

 

A redução de depósitos ocorrida no BES em Julho foi de dimensão superior à que se verificou nos 12 meses anteriores. Entre Junho de 2013 e o final de Junho deste ano, os depósitos de clientes caíram 1.979 milhões, de acordo com a apresentação de contas da instituição.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio