Notícia
BES concretiza parceria estratégica em Moçambique através do Moza Banco
Após o reforço da participação para 49% do capital social do Moza Banco, o Banco Espírito Santo informa ter concretizado com a sociedade Moçambique Capitais um acordo de parceria estratégica para o sector financeiro em Moçambique.
Depois do BES África ter aumentando para 49% a sua posição no capital do Moza Banco, através da conclusão da compra de uma posição à Geocapital, o banco português informou através de uma nota ter concretizado com a sociedade Moçambique Capitais, que detém os restantes 51% do banco, um acordo de parceria estratégica para o sector financeiro em Moçambique.
Segundo Amílcar Morais Pires, administrador do BES com o pelouro da área internacional, “este acordo visa o desenvolvimento e expansão da actividade comercial do Moza Banco, bem como a criação futura de instituições financeiras dedicadas à gestão de activos e à banca de investimento, que serão maioritariamente participadas pelo Moza Banco”.
O Moza Banco detém, actualmente, cerca de 234 milhões de dólares (175,28 milhões de euros) em activos, 200 trabalhadores e uma rede de 23 balcões.