Notícia
Bank Millennium aumenta lucros em 21% e supera as estimativas
O Bank Millennium, detido em 65,5% pelo BCP, terminou o ano com um aumento de lucros de 21,5%, superando as previsões dos analistas. A Reuters realça que o banco atingiu um lucro recorde.
O Bank Millennium, participada do BCP na Polónia, terminou o ano com um lucro de 651 milhões de zlotys (155,2 milhões de euros), revelou a instituição em comunicado emitido esta segunda-feira, 2 de Fevereiro. Este número superou as estimativas dos analistas consultados pela agência Reuters que apontavam para um lucro médio de 642 milhões de zlotys. O lucro conseguido ao longo do ano passado é o mais elevado de sempre, de acordo com a mesma agência.
A margem financeira do Bank Millennium "aumentou 15,3%" em 2014, quando comparado com igual período do ano anterior, com o banco a realçar que este resultado foi obtido "apesar das taxas de juro de mercado se terem situado abaixo do esperado." A contribuir para a melhoria de resultados esteve também o aumento de 3,9% das comissões.
A instituição financeira fechou os últimos três meses do ano com um lucro de 157,7 milhões de zlotys (37,6 milhões de euros), o que representa um aumento face ao mesmo período do ano passado, mas uma queda face aos três meses anteriores. Os números apresentados esta segunda-feira, 2 de Fevereiro, superam as estimativas dos analistas consultados pela Reuters que apontavam para um lucro médio de 149 milhões de euros.
A margem financeira do banco detido maioritariamente pelo BCP aumentou de 346 milhões para 354 milhões de zlotys nos últimos três meses.
O Bank Millennium terminou o ano passado com um rácio de capital de 15,2%.