Notícia
Banif está em "negociações finais" para concluir capitalização
Jorge Tomé espera anúncio em breve do último passo do plano de capitalização.
O Banif encontra-se, neste momento, em "negociações finais" com investidores para a última fase do plano de capitalização.
Ao Negócios, à margem da cerimónia de entrega de prémios da Euronext, o presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, afirmou que haverá novidades "em breve", sem querer adiantar mais pormenores.
O Banif começou um plano de capitalização no ano passado, junto de investidores privados e falta cerca de 200 milhões de euros, que deverão ser injectados por investidores internacionais. É este acordo que se encontra em negociações finais.
O Banif assumiu o compromisso de aumentar o capital em 450 milhões com recursos privados no âmbito acordo celebrado quando o Estado injectou 1.100 milhões no banco fundado por Horácio Roque, no final de Janeiro de 2013. Deste valor, 700 milhões destinaram-se à subscrição de acções do Banif, enquanto os restantes 400 milhões foram aplicados em “CoCos”.
Desta última fatia, o grupo já reembolsou 150 milhões. Está prevista a devolução de 125 milhões no final de 2013 e, até ao final de 2014, terá de ser reembolsada a totalidade dos 400 milhões relativos aos “CoCos”.
Em relação à capitalização de 450 milhões de euros, faltam cerca de 200 milhões de euros, cuja colocação foi abordada "basicamente com investidores institucionais internacionais". Este será o sexto passo do plano.
O quinto passo foi uma oferta pública de troca (em que alguns investidores aceitaram trocar valores mobiliários por acções do Banif), através da qual a instituição fundada por Horácio Roque arrecadou 70,8 milhões de euros. Poderia conseguir 199 milhões, mas o banco já tinha reduzido o objectivo para 50 milhões – o que lhe permite, agora, dizer que a operação foi bem-sucedida.
O plano de capitalização do Banif teve o pontapé de partipação com uma colocação particular, com que conseguiu 100 milhões de euros, precisamente junto destes accionistas de referência.
O compromisso destes accionistas foi concretizado em Julho passado, o mesmo mês em que o Banif encaixou outros 100 milhões de euros, com o aumento de capital por venda de novas acções em bolsa.
A colocação particular junto de empresários como Dionísio Pestana ou Ilídio Pinho resultou num encaixe adicional de 40,7 milhões de euros. A esta colocação, em Agosto, seguiu-se mais um passo na semana passada: um reforço de capital de 700 mil euros, com a conversão de valores mobiliários convertíveis obrigatoriamente em acções (VMOC)
Paralelamente, estão ainda em aberto as negociações entre o Banif e a Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia, relativas ao plano de reestruturação que o banco terá de adoptar pelo facto de ter recebido ajuda do Estado.
Esta tarde, em comunicado à CMVM, o Banif anunciou que obteve um financiamento, através de uma emissão de dívida sénior em euros e dólares, num total de cerca de 77,5 milhões de euros.