Notícia
Banca portuguesa reduz financiamento junto do BCE para mínimos de 2010
Os bancos portugueses voltaram a diminuir os empréstimos que têm junto do banco central. O valor recuou, em junho, para mínimos de 2010.
Os bancos portugueses diminuíram o montante dos financiamentos do Banco Central Europeu (BCE) para 18,674 mil milhões de euros, o que corresponde ao valor mais baixo desde abril de 2010, período marcado por um aumento significativo e consecutivo dos empréstimo do BCE devido à crise financeira.
Os últimos meses têm sido marcados por oscilações ligeiras nos empréstimos da banca nacional junto do banco central, com o valor a descer para a casa dos 20 mil milhões de euros precisamente em junho do ano passado.
Desde então a redução dos financiamentos tem sido ligeira. Os dados divulgados esta terça-feira, 9 de julho, revelam que no último ano a diminuição da dependência da banca nacional do BCE foi de 5,5%, ou pouco mais do que mil milhões de euros.
Antes do início da crise de dívida na Europa, que começou com o pedido de ajuda financeiro da Grécia em 2010, a dependência da banca nacional do BCE era mais pequena, tendo raramente atingido os 10 mil milhões de euros.
A redução dos financiamentos da banca nacional junto do BCE começou no final de 2012, de forma progressiva, tendo quebrado a barreira dos 20 mil milhões em junho do ano passado.