Notícia
APB espera “intensificação do diálogo” sobre venda do Novo Banco
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos “foi previamente informado” da contratação de Sérgio Monteiro para líder do processo de venda do Novo Banco. Os bancos esperam que esta alteração permita “que o diálogo [sobre a alienação] seja intensificado”.
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) espera que a contratação de Sérgio Monteiro para líder do processo de venda do Novo Banco permita "intensificar o diálogo" entre os bancos e o Banco de Portugal sobre a alienação da instituição de transição, adiantou fonte oficial da APB em resposta às questões do Negócios.
"A importância que o resultado da venda representa para os bancos [que através do Fundo de Resolução vão assumir o prejuízo da alienação] justifica o diálogo com os responsáveis", ou seja, Banco de Portugal, Fundo de Resolução e Governo, justifica a mesma fonte, recordando que "a APB e os seus associados não tiveram, até agora, nenhum envolvimento no processo do Novo Banco".
O presidente da APB, Fernando Faria de Oliveira, "foi previamente informado da intenção do Fundo de Resolução de contratar Sérgio Monteiro para Project Management Officer do processo de venda do Novo Banco", confirmou a associação, que elogia o nome escolhido.
Sérgio Monteiro "tem excelente perfil para o desempenho da função, pela sua reconhecida competência como gestor do sector bancário, em particular de banca de investimento, pela sua experiência de liderança de processos de venda e pelo seu conhecimento das instituições europeias relevantes", avaliação que a APB transmitiu ao Banco de Portugal, adiantou a mesma fonte.