Notícia
António Costa almoça em privado com líder da supervisão europeia
O primeiro-ministro almoça com Danièle Nouy e Elke Konig, líder do conselho único de resolução. Centeno também estará presente. A ideia será recolher apoios para a banca portuguesa ter excepção europeia na limpeza dos seus balanços.
António Costa vai almoçar com as responsáveis máximas da supervisão europeia e do mecanismo europeu de resolução, aproveitando a presença de Danièle Nouy (na foto) e Elke Konig em Lisboa, para a conferência da Associação Portuguesa de Bancos, apurou o Negócios.
O encontro privado, em que estará presente o ministro das Finanças, Mário Centeno, deverá servir para Portugal tentar recolher apoios no objectivo de conseguir uma excepção europeia para que se possa criar um mecanismo para limpar o crédito malparado dos bancos sem ter que haver previamente uma resolução. Uma excepção reclamada esta terça-feira pelo governador do banco de Portugal e apoiada pelo Presidente da República na conferência "O presente e o futuro do sector bancário".
Questionado sobre este encontro, o gabinete de António Costa limitou-se a responder "não comentamos a agenda não pública do primeiro-ministro".