Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alguém perguntou à ISDA se o ESFG entrou em falência

"Aconteceu um evento de falência de crédito em relação ao Espírito Santo Financial Group?" Esta é uma pergunta colocada à ISDA, a associação que decide se houve um evento de crédito.

01 de Agosto de 2014 às 13:29
  • 5
  • ...

ISDA. International Swaps and Derivates Association. É esta organização norte-americana que define se uma empresa está a viver um evento de crédito. É ela que esclarece se, numa dada situação, existe um evento de crédito que justifique accionar os produtos financeiros que servem de seguro contra o incumprimento de crédito, os chamados "credit default swaps" (CDS).

 

Foi à ISDA que, no primeiro dia de Agosto, foi colocada a seguinte questão: "Aconteceu um evento de falência de crédito em relação ao Espírito Santo Financial Group?"

 

Uma questão que foi colocada à comissão da ISDA da região da Europa que vai determinar se há ou não um evento de crédito sob um regime de "interesse geral". O processo está ainda pendente de autorização desse comité para avançar.

 

Como anexo, o ISDA apresenta o comunicado que o ESFG enviou, a 24 de Julho, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em que solicitou ficar, no Luxemburgo, sob o regime de "gestion contrôlée" (gestão controlada, na tradução literal) e que representa uma espécie de protecção de credores. O ESFG é uma empresa do Grupo Espírito Santo que, devido a uma elevada carga da dívida, não conseguiu assegurar o pagamento das suas obrigações financeiras.  O ESFG tem 20,1% do Banco Espírito Santo mas está proibido, pelo Banco de Portugal, de exercer os direitos de voto representativos dessa participação.

 

A referida questão à ISDA é relevante porque é esta associação que vai determinar se existe a referida situação de crédito. Isto porque é esta organização que junta bancos que comercializam os "credit default swaps". Com o sim da associação a um incumprimento, esses contratos podem ser accionados.

 

Por exemplo, ainda ontem foi levantada uma questão relativamente à Argentina. As agências de notação financeira Standard & Poor's e Fitch já falam em "default". Mas accionar os CDS depende, como já foi dito, da ISDA.

Ver comentários
Saber mais ISDA ESFG
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio