Notícia
Recapitalização da banca foi “um bom investimento” para os contribuintes
Ministra das Finanças fez as contas e garante que os cofres públicos ficaram a ganhar com as operações de recapitalização da banca. "Todas as operações" renderam até ao momento "670 milhões de euros de juros", afirmou Maria Luís Albuquerque no Parlamento.
Os bancos que receberam dinheiro do Estado para aumentarem os seus rácios de capital pagaram até agora 670 milhões de euros em juros o que, tendo em conta o custo de financiamento do Tesouro junto da troika nesse período, significou um ganho para os contribuintes. "Um bom investimento para o erário público", garante a ministra das Finanças.
"Todas as operações" renderam até ao momento "670 milhões de euros de juros", afirmou Maria Luís Albuquerque no Parlamento, onde esteve na Comissão de Orçamento Finanças e Administração Pública, detalhando que o BCP já pagou 350 milhões e o BPI outros 167 milhões.
"Atendendo ao custo de financiamento médio ao abrigo do programa, que foi mais baixo que o que o Estado cobra aos bancos (…) este foi um contributo muito importante para o Orçamento do Estado", disse aos deputados.
A responsável pelas Finanças explicou ainda que do dinheiro aplicado nos bancos já "foi devolvido cerca de 40% dos apoios" e que se o BCP confirmar a devolução de capital contigente que diz querer fazer, então "75% do auxílio terá sido devolvido em apenas dois anos", o que a ministra considera um bom resultado, já que o plano inicial previa a devolução em cinco anos.