Notícia
A detenção de Ricardo Salgado vista pelos jornais estrangeiros
"O patriarca da família Espírito Santo e antigo presidente do banco com o mesmo nome durante 22 anos, foi detido na sua casa no Estoril na manhã desta quinta", escreve o espanhol El País na sua edição online. A detenção de Ricardo Salgado é hoje notícia em vários pontos do globo. Jornais norte-americanos, espanhóis, brasileiros e ingleses não passaram ao lado da notícia.
"O patriarca da família Espírito Santo e antigo presidente do banco com o mesmo nome durante 22 anos, foi detido na sua casa no Estoril na manhã desta quinta". É desta forma que o espanhol "El País" inicia a sua notícia sobre a detenção de Ricardo Salgado. Com o título "Detido o patriarca dos Espírito Santo", a notícia, assinada pelo jornalista Javier Martín, refere que a "detenção de Salgado acontece um dia após o Ministério Público ter feito buscas no Conselho Superior, a sede da holding da família, à procura de documentos sobre empresas do grupo". "Neste órgão, com sede em Lisboa, os cinco ramos da família reúnem-se várias vezes por ano e foi aqui que Ricardo Salgado expôs a delicada situação que o grupo atravessa", escreve o jornalista do El País.
O Cinco Días, jornal do mesmo grupo do El País, a Prisa, e o Expansión recordam que a detenção do antigo CEO do Banco Espírito Santo ocorreu no âmbito da operação Monte Branco, "que investiga a maior rede de branqueamento de capitais detectada em Portugal".
No Reino Unido, a notícia está a ser acompanha pelo Financial Times e pelo The Telegraph. "Ricardo Salgado, 70 anos, foi esta quinta-feira de manhã detido no âmbito da Operação Monte Branco, escreve o Financial Times, lembrando que a sua detenção ocorre alguns dias após duas holdings do Grupo Espírito Santo – a Espírito Santo International e a Rioforte – terem pedido protecção de credores no Luxemburgo.
"Ricardo Salgado, que foi recentemente forçado a abandonar a presidência executiva do Banco Espírito Santo, foi detido esta quinta-feira devido a ligações a branqueamento de capitais", escreve o The Telegraph. Nas últimas semanas, refere o jornal britânico, a situação do Grupo Espírito Santo colocou, novamente, na ordem do dia, os receios de um agravamento da crise da dívida ao abalar os mercados bolsistas e da dívida.
A detenção de Ricardo Salgado é também noticiada pelo The Wall Street Journal e pelo Valor Econômico (ambas as notícias são exclusivas a assinantes).