Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen suspende executivo após testes em macacos

O construtor automóvel Volkswagen suspendeu terça-feira um executivo de topo em resposta a críticas públicas generalizadas sobre experiências em macacos expostos a emissões de escapes de gasóleo.

D.R.
31 de Janeiro de 2018 às 00:34
  • ...

A empresa disse terça-feira, em comunicado, que Thomas Steg, responsável pelas relações institucionais e sustentabilidade, foi afastado das responsabilidades, a seu pedido.

 

No documento, refere-se que a empresa está a "desenhar as primeiras consequências", enquanto se investiga as actividades da EUGT, a entidade apoiada pela Volkswagen e outros construtores automóveis alemães que financiaram a experiência com macacos.

 

Steg disse numa entrevista publicada no jornal Bild que sabia da experiência, mas não informou o então CEO da companhia, Martin Winterkorn.

 

Revelou também que rejeitou uma proposta inicial para usar voluntários humanos e afirmou que, mesmo depois da substituição por animais, a experiência "não devia ter acontecido".

 

A direcção da Volkswagen prometeu "consequências" internas para os responsáveis que permitiram testar emissões poluentes em macacos ou humanos.

 

O patrão do grupo automóvel, Matthias Muller, afirmou na segunda-feira à noite em Bruxelas, segundo a revista Spiegel, que os testes em macacos em 2014, revelados agora pelo New York Times, não eram éticos e eram repulsivos.

 

A Comissão Europeia declarou-se hoje "chocada" com o recurso a testes de emissões poluentes em macacos ou humanos na indústria automóvel alemã, instando as autoridades nacionais a responsabilizarem-se pelo tema.

 

"Estamos chocados com essas notícias, como todo o Mundo. Tomamos nota do objectivo das autoridades alemãs de investigar o assunto e esperamos que o façam", disse o porta-voz do executivo comunitário, na conferência de imprensa diária da instituição.

Ver comentários
Saber mais Thomas Steg EUGT Volkswagen Martin Winterkorn Matthias Muller política automóvel testes animais macacos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio