Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um Porsche de 650 mil dólares para conduzir fora da estrada

Pode não ter noção disso, mas muitas pessoas querem um Porsche que possa andar fora das estradas.

12 de Janeiro de 2020 às 16:00
  • ...

Em novembro, um fabricante chamado TJ Russell revelou um Porsche 911 branco brilhante na feira da Specialty Equipment Market Association (SEMA), em Las Vegas. O carro, chamado Baja 911, tinha para-choques largos e brilhantes; pneus enormes e pesados; uma gaiola de proteção; e nove (!) faróis.

Parecia o tipo de carro do deserto com que Steve McQueen teria sonhado, e que a Porsche teria fabricado se ele tivesse continuado os seus projetos de rally nos últimos anos, como quando percorreu quase 10 mil quilómetros de Paris a Dakar num carro lendário chamado 953.

Na sua estreia na SEMA, o Baja 911 foi cercado durante horas pela imprensa automóvel internacional, especialistas da indústria, fabricantes famosas e fanáticos a tirar fotografias, a gravar vídeos e a babar pela obra executada por Russell, sozinho, durante mais de um ano. Desde então, o carro apareceu em dezenas de fotos glamorosas coberto de poeira, com o sol a iluminar a sua postura agressiva enquanto dançava sobre rochas e areia. O veículo está estampado em todos os blogues de carros e feeds do Instagram e em vídeos e revistas especializadas do YouTube.

Mas o Baja 911 é mais do que "uma cara bonita". Tem mais de 30 centímetros de distância do solo, um sistema exclusivo de suspensão para choques suaves, um chassi reforçado e um motor de 365 cavalos e 3,8 litros emparelhado com uma transmissão de cinco velocidades especialmente concebida para garantir um desempenho de milhares de quilómetros, dia após dia, com temperaturas acima de 37 graus Celsius.

O veículo foi pulverizado com uma camada de amortecimento acústico e revestimento cerâmico para isolar a cabine do ruído e do calor; as superfícies metálicas internas são soldadas e vedadas a partir do tanque de combustível dianteiro e do compartimento do motor traseiro, a fim de evitar colisões e danos causados ??pela água.

O carro pesa apenas 1.300 quilos – menos 180 kg do que um 911 acabado de sair da fábrica da Porsche. É uma pluma, indicada para andar sobre as areias, pedras e o calor da Baja Península do México, que inspirou o nome do veículo.

Por 650 mil dólares, o Baja 911 representa a nata de um grupo de carros conhecido como "Baja", "safari" ou "rally", nomes utilizados para evocar o tipo de direção. Foram concebidos para competir em provas fora das estradas glamorosas e ousadas, como o East African Safari Classic Rally, a Carrera Panamerica, no México, o Peking to Paris Motor Challenge ou o Rally Caminos del Inca, no Peru. Na forma mais simples, os termos referem-se a qualquer veículo modificado para ser conduzido fora de estradas pavimentadas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio