Notícia
Trabalhadores da Autoeuropa terão aumento salarial de 2%
No período compreendido entre 1 de Outubro deste ano e 30 de Setembro de 2015, os trabalhadores da Autoeuropa vão beneficiar de um aumento salarial de 2%, num valor mínimo estabelecido nos 20 euros. A empresa liderada por Melo Pires compromete-se ainda a não efectuar nenhum despedimento colectivo até ao final de 2015.
Os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa terão direito a um aumento salarial de 2% no período compreendido entre o passado dia 1 de Outubro e o dia 30 de Setembro de 2015, segundo pode ler-se num comunicado divulgado pela Comissão de Trabalhadores da fabricante de automóveis.
Este aumento salarial, que se segue ao aumento de 1,6% atribuído em 2013, tem efeitos imediatos e terá "um valor mínimo de 20 euros".
A Comissão de Trabalhadores confirma ter chegado esta sexta-feira a acordo com a administração liderada por Melo Pires, e esclarece que "30 dias após a assinatura do acordo, passarão a permanentes todos os trabalhadores abrangidos ou a abranger pelas renovações especiais".
Este acordo, cuja vigência será de apenas um ano, contrariamente aos dois anos de habitual duração dos anteriores acordos, substitui o entendimento alcançado há apenas dois anos, e prevê ainda o comprometimento, por parte da Autoeuropa, "a não fazer nenhum processo de despedimento colectivo até 31 de Dezembro de 2015".
Recorde-se que a negociação se arrastou devido às discrepâncias entre as propostas das duas partes. A Autoeuropa propunha um aumento salarial na casa dos 1,6%, à semelhança do que sucedido em Outubro de 2013, um valor, ainda assim, acima dos 1,1% propostos no início das negociações.
Já a Comissão de Trabalhadores, que no comunicado divulgado esta tarde reconhece que as negociações foram "difíceis", insistia num aumento de 3,5%, pelo que o pré-acordo agora alcançado fica a meio caminho entre as intenções das duas partes envolvidas no processo negocial iniciado a 4 de Setembro.
Por fim, a Comissão de Trabalhadores informa que o conteúdo total do pré-acordo será distribuído na próxima semana, ficando agendada para o dia 31 de Outubro a votação das propostas que constam do entendimento com a administração da fabricante de automóveis.
(Notícia actualizada às 17h11m com mais informação)