Notícia
Toyota e Suzuki anunciam parceria
Os dois fabricantes japoneses unem esforços no sentido de responder às constantes mudanças na indústria automóvel. Esta é já a segunda aliança assinada pela Toyota este ano.
A Toyota e a Suzuki anunciaram esta quarta-feira uma parceria com o objectivo de desenvolver tecnologia de última geração. Apesar da aliança, ambas as empresas admitem continuar a competir entre si e a procurar novas colaborações com outros operadores na indústria.
"Assim como o ambiente que envolve a indústria automóvel tem vindo a mudar drasticamente, precisamos de ter a capacidade de responder a estas alterações de forma a sobreviver", afirma Akio Toyoda, presidente da Toyota, citado pelo Financial Times. Do outro lado da aliança, Osamu Suzuki reconhece que o parceiro é líder da indústria e a companhia de maior confiança. Acrescenta também que a sua empresa está disposta a começar as discussões com a Toyota para "explorar ideias de uma parceria".
No início deste ano a Toyota assinou uma união de esforços com a Daihatsu Motors. De acordo com a Reuters, o maior produtor automóvel do Japão afirmou na semana passada que vai dar início a uma companhia interna com a Daihatsu para explorar mercados emergentes. Suzuki e Daihatsu concorrem directamente no mercado doméstico, e actuam em mercados asiáticos em ascensão. Enquanto a Suzuki domina o mercado Indiano com uma quota maioritária na Maruti Suzuki India Ltd, a Daihatsu tem vindo a expandir negócios na Malásia e na Indonésia.
Em 2009, a Suzuki assinou uma parceria com a Volkswagen, que resultou numa separação dois anos mais tarde, reporta o Financial Times.
Esta dinâmica de parcerias tem vindo a tornar-se habitual na indústria automóvel japonesa nos últimos anos, na sequência da subida dos custos de desenvolvimento de veículos de consumo eficiente. A juntar-se está também o desenvolvimento de novas tecnologias como veículos auto-dirigíveis, que já têm vindo a ser testados na Europa.