Notícia
Tesla lança o maior aumento de capital da sua história
A Tesla anunciou esta terça-feira o maior aumento de capital da sua história e o segundo este ano.
A Tesla anunciou esta terça-feira o lançamento de um aumento de capital de cinco mil milhões de dólares, o maior de sempre desde que a empresa liderada por Elon Musk realizou o seu IPO.
A fabricante de automóveis elétricos indicou que vai realizar a operação através de uma oferta no mercado, em que emite novas ações de forma gradual e que são colocadas aos preços de mercado em vigor.
Este é o segundo aumento de capital da empresa este ano, após ter angariado dois mil milhões de dólares em fevereiro com a emissão de novas ações.
As ações da Tesla transacionaram pela primeira vez na segunda-feira após o stock split, em que cada antiga ação da empresa foi diluída em cinco ações. E a cotação disparou 12,57%, para 498,32 dólares.
No comunicado, a Tesla não especifica o destino a dar ao capital angariado, referindo apenas que a operação servirá para "fortalecer o balanço" e será usado "para objetivos gerais da empresa".
"Acreditamos que é uma jogada inteligente e na altura certa para ‘Musk e companhia’ após o extraordinário rally nas ações e o apetite forte dos investidores para apostarem nos veículos elétricos através de um ‘player’ puramente elétrico como a Tesla", refere Dan Ives, analista da Wedbush Securities, numa nota a que o Negócios teve acesso.
"Agora, numa clara posição de força, a Tesla está a angariar capital suficiente para robustecer o balanço e a estrutura de capital e começar lentamente a reduzir a dívida", acrescenta.
As ações da Tesla seguem a perder 3,28% nos primeiros 30 minutos de negociação, cotando nos 482 dólares, após terem tocado um máximo histórico de 502,49 dólares.