Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas das tributações autónomas sobre os carros recuam meio ponto percentual

Além da redução nas três taxas aplicáveis na aquisição de veículos, o limite máximo para aplicação dos três escalões são atualizados em 10 mil euros.

Os atrasos na entrega de veículos novos e a reduzida oferta de usados para a elevada procura agrava a situação de dificuldades no segmento automóvel do crédito ao consumo.
Yuriko Nakao/Reuters
10 de Outubro de 2024 às 17:07
  • ...

As chamadas tributações autónomas vão ter uma redução anual até perfazer 20% no final da legislatura e a primeira redução consta já na proposta de OE para 2025 entregue esta quinta-feira no Parlamento. 

Os valores das três taxas atuais são alterados respetivamente para 8%, 25% e 32% (na prática, menos meio ponto percentual em cada uma). Por outro lado, os limites dos custos de aquisição de viaturas sobre as quais incide a tributação são aumentados em 10.000 euros, passando, respetivamente, para 37.500 euros e 45 mil euros, o que significa, na prática, que haverá mais viaturas a ser abrangidas pelos escalões mais baixos e, consequentemente, menos imposto a pagar.  

Os gastos das empresas com entradas para espetáculos deixam de ser tributadas em sede de tributações autónomas. 

Por outro lado, as empresas que apresentem prejuízos fiscais estarão sujeitas às taxas de tributação autónoma sem agravamento. Esta foi uma medida que foi adotada durante a pandemia e que agora é recuperada.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio