Notícia
Renault apresenta o novo SUV familiar Symbioz
A Renault acaba de revelar em Paris o seu novo Symbioz, um SUV familiar compacto ‘full hybrid’, que chega aos mercados em setembro.
Posicionado entre o Captur e o Austral, o novo Symbioz E-Tech ‘full hybrid’ 145 é o último veículo na ofensiva Renaulution no segmento C, que o ano passado representou 39 % do mercado global.
Com apenas 4,41m de comprimento, o Symbioz completa a gama ‘híbrida’ E-Tech da Renault, que já inclui o Arkana (4,57m) e o Austral (4,51m), enquanto expande a gama 'elétrica' E-Tech com Mégane e Scénic E-Tech elétricos.
Construído sob versão alargada da plataforma CMF-B na fábrica da marca em Valência (Espanha), o Symbioz apresenta proporções equilibradas e um ‘design’ moderno e elegante, que segue a nova linguagem estética da Renault.
Vocação familiar, apresenta um interior espaçoso e versátil com capacidade para cinco ocupantes e um volume de bagageira entre os 492/624 litros extensível aos 1.582 litros, num piso plano, graças ao banco traseiro deslizante (16 cm).
Com uma ‘boca’ de bagageira quadrada, para facilitar as cargas, o portão é de acionamento automático para abrir e fechar, quer do interior, através de um interruptor, quer do exterior, passando com o pé sob a traseira do veículo.
O Symbioz está equipado com as mais recentes tecnologias da Renault, tanto a nível de segurança e apoio à condução como de conectividade. Entre outras, destaque para o sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, bem como o opcional teto panorâmico solar de vidro colorido opacificante Solarbay, que pode ser aberto ou fechado através da assistente Google.
A gama compreende três níveis de acabamento – Techno, Esprit Alpine e Iconic –, jantes de 18 e 19 polegadas e sete cores de carroçaria. A versão Iconic está equipada com 29 ajudas à condução, que inclui a travagem automática de emergência
No lançamento, o novo modelo só está disponível com o sistema híbrido não recarregável E-Tech de 143 cv, que já está presente no Clio, no Captur e no Arkana, que se destaca como o melhor em termos de consumo de combustível e emissões. A marca anuncia 1.000 km de autonomia combinada.
O sistema é composto por um motor a gasolina de quatro cilindros com 94 cv, dois motores elétricos (um com 49 cv que movimenta o carro em determinadas circunstâncias e outro com 20 cv que serve para ligar o motor de combustão) e uma bateria com uma capacidade de 1,2 kWh.
A caixa de velocidades é uma automática, designada ‘multi-modo’ pela Renault, e que tem um funcionamento peculiar já que lhe falta a embraiagem e os sincronizadores. Tem quatro relações para o motor a combustão e duas para o motor elétrico de tração, que se combinam em 14 modos distintos.
Como acontece em outros modelos que utilizam o mesmo sistema de propulsão, o uso do motor elétrico pode ser forçado através de um botão EV. Outro botão, designado E-Save, faz exatamente o oposto para manter a bateria a um nível mínimo (40%) e deste modo para poder ajudar o sistema em situações mais difíceis e não perder os desempenhos.
Os preços do Symbioz ainda não são conhecidos, mas asa encomendas já estão abertas e as primeiras unidades chegam em setembro.
No próximo ano, a gama Symbioz poderá inclui outras motorizações.
Negócios em Paris, a convite da Renault